SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2022
OPERAÇÃO PONZI

PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região

Foram apreendidas três embarcações, um jet ski e uma aeronave de pequeno porte, além de pelo menos seis carros

Núcleo Digital
Publicado em 11/11/2021 às 17:40Atualizado em 11/11/2021 às 17:57
PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região (Divulgação/Polícia Federal de Jales)

PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região (Divulgação/Polícia Federal de Jales)

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo, embarcações e até aeronave na Operação Ponzi, deflagrada nesta quinta-feira, 11, contra um grande esquema de pirâmide financeira. Foram apreendidas quatro embarcações, um jet ski e uma aeronave de pequeno porte, além de pelo menos seis carros.

Com o apoio da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual de Santa Fé do Sul, quatro mandados de prisão (um de prisão preventiva e três temporárias) e vinte e três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul e cumpridos nas cidades paulistas de Santa Fé do Sul, Santa Clara d’Oeste, Votuporanga, Bebedouro, Araçatuba, Casa Branca, Americana, Santana de Parnaíba e São Paulo.

Os presos são o empresário Eduardo Bercelli Medes, sua esposa Paula Cristina Gambatti Bercelli, o sócio Murilo Dantas Oliveira e a diretora financeira Carolina Correa. Conforme apurado pelo Diário, Eduardo estava prestes a inaugurar uma filial de sua empresa, na Vila Redentora, em Rio Preto.

O delegado da Polícia Federal de Jales, Jackson Gonçalves, afirma que ainda será levantado o número de pessoas prejudicadas pelo esquema de pirâmide financeira. "Os bens dos envolvidos foram confiscados para que seja garantido o ressarcimento das vitimas. Todos os detidos vão passar por audiência de custódia, depois serão encaminhados para cadeia de Santa Fé do Sul", diz o delegado.

O advogado de defesa dos detidos, Manoel Tobal Garcia Júnior, afirma que, por enquanto, não poderá se manifestar sobre o caso até ter todas as informações. Para acompanhar o caso, foi contratado o advogado criminalista Rogério Cury, de São Paulo.

Veja outros bens apreendidos

PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região

Com o apoio da Polícia Militar, PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região

PF apreende carros de luxo e até aeronave em operação contra esquema de pirâmide na região

Durante as investigações da Operação Ponzi, a PF apurou que, em apenas dois anos, o empresário preso abriu dezenas de empresas e filiais em várias cidades do interior paulista, tendo como fachada a oferta de serviços de créditos de bancos diversos, mas na verdade, toda a estrutura era voltada para convencer poupadores a entregarem suas economias em troca de altas taxas de juros remuneratórios que chegavam até 6% ao mês, que eram pagos com recursos de novos investidores, caracterizando um esquema de pirâmide financeira.

O empresário investigado como líder de um esquema de pirâmide e o diretor geral do grupo investigado foram presos na saída de uma casa de shows em São Paulo, nesta manhã, por policiais federais à paisana e estão sendo conduzidos até a sede da PF em Jales para serem ouvidos pela autoridade policial. Os outros presos são a ex-esposa do empresário e a diretora financeira do grupo.

A PF também localizou uma mansão, chácaras e um terreno às margens do Rio Paraná, além de vários carros de luxo e uma aeronave que serão apreendidos. Três embarcações de grande porte também foram apreendidas com o apoio de equipes da Polícia Militar Ambiental de Fernandópolis.  

Os presos, segundo a PF, serão indiciados, na medida de suas culpabilidades, nos crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, estelionato, crime contra a economia popular e organização criminosa, com as penas máximas somadas de até 24 anos de reclusão. 

(Com informações de Comunicação Social PF Jales)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por