Diário da Região
Meio Ambiente

Pescador pega pirarucu de 133 quilos no rio Grande

Por ser de espécie exótica na região, o peixe pode ser pescado durante a piracema

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 16/11/2024 às 10:24Atualizado em 16/11/2024 às 11:34
Odair Aparecido Camargo pesca um pirarucu de 133 kg no Rio Grande (Arquivo pessoal)
Odair Aparecido Camargo pesca um pirarucu de 133 kg no Rio Grande (Arquivo pessoal)
Ouvir matéria

O pescador profissional Odair Aparecido Camargo, de 53 anos, morador de Mira Estrela, pescou um peixe pirarucu com impressionantes 133 quilos. Foram necessárias duas horas de esforço para retirar da água esta espécie amazônica, que está fora da lista de proibição de pesca durante o período de piracema, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.

"Sou pescador profissional e guia de pesca. Esse foi o maior pirarucu que já capturei aqui no rio Grande. Foram duas horas de luta com ele. E olha que eu estava com o motor do barco ligado. Depois disso, foi só comemoração", afirma Odair.

O pescador relata já ter pescado outros exemplares da espécie pirarucu, com um peso máximo de 80 quilos. Para ele, esse era, até então, o maior peixe capturado.

O biólogo Clayton Rangel explica que o pirarucu pode atingir até 220 quilos e quatro metros de comprimento, de acordo com estudos do Centro de Pesquisa em Agricultura de Pirassununga.

"Na nossa região, já tivemos relatos de pirarucus capturados com até 150 kg. Ele é considerado um 'boi de escamas' devido ao seu tamanho impressionante. Apesar de não ser típico da nossa região, o pirarucu chegou ao rio Grande, onde se tornou um dos grandes predadores de espécies nativas da nossa bacia hidrográfica. Por isso, a pesca dele é permitida", detalha o biólogo.

O advogado Alessandro Daleck Moreira, especialista em direito ambiental, esclarece que a pesca do pirarucu é autorizada mesmo durante o período de piracema, em vigor em todo o estado de São Paulo, de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2025.

"É o maior peixe capturado no rio Grande nos últimos 25 anos, conforme a experiência acumulada pela Polícia Ambiental. Como o pirarucu não é uma espécie típica da nossa bacia hidrográfica, sua pesca não está proibida", afirma o especialista em direito ambiental.