Pelarin determina acolhimento de criança de 5 anos em situação de rua em Rio Preto
Segundo denúncias, o menino perambula pela região Norte pedindo roupa e comida

O juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, determinou o acolhimento institucional de uma criança de 5 anos, residente do bairro Santo Antônio, na região Norte de Rio Preto, por suspeita de abandono de incapaz. O menino estaria em situação de mendicância.
Segundo informações apuradas pela reportagem, a mãe seria dependente química e a criança circula pelo bairro em horários diversos, inclusive durante a noite, pedindo roupas, comida e dinheiro.
"Recebemos relatos de mais de uma fonte neste sentido. Por isso, determinei no dia 2 de dezembro que a criança seja acolhida para que possamos, primeiro, garantir a segurança dela e, depois, analisar se os pais têm condições de permanecer com a guarda", explicou o juiz.
Ainda de acordo com Pelarin, a decisão de acolhimento foi encaminhada para o banco de mandados para cumprimento da ordem por oficiais de justiça, devendo estar acompanhados de policiais militares. Não há previsão de quando a determinação será cumprida.
O Diário questionou a conselheira tutelar Carolina Simão sobre visitas à residência da criança e o trabalho do órgão no caso, mas ela respondeu que não poderia falar sobre o assunto.
A reportagem questionou a Secretaria de Assistência Social sobre se tem conhecimento do problema e que medidas está tomando para melhor desfecho do caso. O conteúdo será atualizado em breve, caso a se manifeste.