SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 16 DE JANEIRO DE 2022
GCM

Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em Catanduva

Bichinhos foram encontrados em condições insalubres em um dos quartos de uma residência, que de acordo com a corporação, estava bastante sujo

Arthur Pazin
Publicado em 13/01/2022 às 12:39Atualizado em 13/01/2022 às 15:43
Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em Catanduva (Divulgação/Patrulha Ambiental/Guarda Civil Municipal de Catanduva)

Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em Catanduva (Divulgação/Patrulha Ambiental/Guarda Civil Municipal de Catanduva)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva, por meio da Patrulha Ambiental, apreendeu, nesta quinta-feira, 13, 87 porquinhos-da-índia. Os animais foram encontrados pela corporação em uma residência no fundo de um bar, no Centro da cidade, após uma denúncia da vereadora e protetora de animais Ivânia Soldati (Republicanos) na última quarta-feira, 12.

Segundo a Patrulha, os bichinhos foram encontrados em condições insalubres em um dos quartos da residência, que de acordo com eles, estava bastante sujo. No local, a corporação apurou que os porquinhos-da-índia não eram destinados à venda. De acordo com a equipe, o proprietário da casa teria adotado um casal da espécie, que ao longo dos anos, foi se procriando, o que gerou a situação.

Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em Catanduva (Divulgação/Patrulha Ambiental/Guarda Civil Municipal de Catanduva)

Diante disso, a Guarda divulgou o caso nas redes sociais a fim de encontrar interessados em acolher os animais, retornando nesta quinta para capturar os porquinhos-da-índia, que foram encaminhados para a chácara de Junior Ferreira, veterinário da cidade. Segundo a corporação, ele atuará como voluntário na recuperação e no cuidado com os bichinhos, que serão, inclusive, castrados.

Ainda de acordo com a Patrulha, o caso foi encaminhado para a Vigilância Sanitária do município. Nesta sexta-feira, 14, a Guarda deverá voltar ao local para checar se o espaço ainda segue insalubre e, então, tomar as devidas providências se necessário.

Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em Catanduva (Divulgação/Patrulha Animal/Guarda Civil Municipal)

Segundo a parlamentar que denunciou o caso, que é veterinária, os animais resgatados são oriundos do Peru. Ivânia disse à reportagem que chegou até a denúncia após vizinhos do local relatarem que os bichos choravam dia e noite. 

“A alimentação estava misturada com fezes e o local estava insalubre, totalmente desfavorável aos cuidados básicos para manter os porquinhos-da-índia como pets”, explicou a protetora.

Vale lembrar que denúncias sobre maus tratos ou abandono de animais podem ser feitas no fone gratuito da Guarda Civil Municipal: 153.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por