Padre de comunidade rio-pretense participa do velório de Bento 16 no Vaticano
Sacerdote trabalhou na Comunidade Mar Adentro, de Rio Preto, e nas paróquias da cidade, entre os anos de 2003 e 2008

O padre Marcelo José da Silva Sampaio, da Comunidade Mar Adentro, de Rio Preto, esteve presente nesta quinta-feira, 5, no velório do papa Bento 16, no Vaticano.
Bento 16 morreu no dia 31 de dezembro de 2022. O velório foi realizado na Basílica de São Pedro e terminou nesta quinta-feira. Neste último dia, padre Marcelo, que atualmente mora em Lugano, na Suíça, teve a oportunidade de estar presente.
"Eu cheguei bem cedo e a Praça (de São Pedro) já estava completamente lotada. Também muitos sacerdotes. E não eram só adultos: havia muitos jovens e mesmo famílias", diz o padre.
Marcelo ressalta as palavras do atual papa durante a cerimônia do velório de Bento 16. Além disso, os fiéis gritaram "Santo Subito", uma referência ao desejo de pedir que a cúpula da Igreja inicie rapidamente o seu processo de beatificação.
"Foi muito bonito, no final do funeral, quando (Papa) Francisco se deteve diante do caixão, tocou e rezou. As pessoas guardaram um silêncio respeitoso muito grande que só foi rompido pelas palmas. Espontaneamente, algumas pessoas começaram a gritar 'Santo Súbito' (Santo já)", afirma o religioso.
O padre Marcelo diz que se encontrou com o papa Bento 16 em audiências na Praça São Pedro ou na Sala Paulo VI. A última vez que o encontrou, já como papa emérito, foi durante uma audiência privada, em 2015, acompanhado do arcebispo Dom Orani Tempesta, ex-bispo de Rio Preto.
Marcelo trabalhou na Comunidade Mar Adentro de Rio Preto e nas paróquias da cidade, entre 2003 e 2008, ano em que foi trabalhar religiosamente na Suíça.
O papado de Joseph Aloisius Ratzinger durou de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando ele abdicou do cargo. No mesmo ano, foi escolhido o Papa Francisco que lidera a Igreja Católica até os dias atuais.