Diário da Região
CRIME

Operação da Polícia Civil de Rio Preto mira quadrilha envolvida em golpe milionário

Organização criminosa, formada por chineses que moram no Brasil, é responsável por aplicar golpes milionários de falsos investimentos financeiros

por Redação
Publicado há 4 horasAtualizado há 1 hora
Operação China Trick (Divulgação)
Operação China Trick (Divulgação)
Ouvir matéria

A Polícia Civil de Rio Preto, por meio da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) e Deinter-5, deflagrou nesta quinta-feira, 18, a operação “China Trick” (Truque da China). O objetivo é desarticular uma organização criminosa formada por chineses residentes no Brasil, sobretudo em São Paulo, responsável por aplicar golpes milionários de falsos investimentos financeiros.

Foram expedidos pela Justiça um mandado de prisão e sete mandados de busca e apreensão. Uma equipe composta por delegado e cinco investigadores cumpriu na capital paulista as diligências.

Segundo a polícia, as investigações revelaram que os criminosos criaram grupos fictícios de investimentos, divulgados em redes sociais, utilizando aplicativos fraudulentos vinculados falsamente a um grande banco digital para passar credibilidade. As vítimas, de várias localidades do País, eram induzidas a investir valores crescentes, recebendo inicialmente dividendos para gerar confiança. Após conquistarem a credibilidade, a quadrilha interrompia os resgates e desaparecia com o dinheiro, causando prejuízos vultuosos.

Para movimentar os valores, o grupo utilizava diversas contas de pessoa jurídica abertas fraudulentamente, em nome de pessoas aliciadas, entre elas dependentes químicos em situação de rua.

Durante a ação, um dos investigados foi localizado na região do comércio popular do Brás e conduzido à delegacia. "As equipes seguem na capital para localizar e prender o líder da quadrilha, que permanece foragido", informou a polícia.

Até o momento, a análise de pouco mais de um mês das atividades financeiras desse grupo criminoso identificou a movimentação de mais de R$ 50 milhões.