Diário da Região
FISCALIZAÇÃO

Ônibus que transportava trabalhadores de Icém a Rio Preto é apreendido por irregularidades

A fiscalização da Artesp ocorreu na última sexta-feira, 25, enquanto o ônibus se deslocava até Rio Preto levando trabalhadores da cidade

por Diego Bressant*
Publicado há 13 horasAtualizado há 10 horas
Ônibus da Prefeitura de Icém estava rumo a Rio Preto, quando foi parado por agentes da Artesp na manhã da última sexta-feira, 25 (Colaboração/Leitor)
Ônibus da Prefeitura de Icém estava rumo a Rio Preto, quando foi parado por agentes da Artesp na manhã da última sexta-feira, 25 (Colaboração/Leitor)
Ouvir matéria

Na última sexta-feira, 25, um ônibus da Prefeitura de Icém que transportava trabalhadores para Rio Preto foi apreendido pela fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Aparecida Salisso diz ter sido surpreendida com a notícia e afirmou estar correndo para regularizar e restabelecer o transporte. Ainda afirmou que a fiscalização ocorreu após denúncias de "pessoas mal intencionadas".

“Sabemos que, por diversas gestões e por mais de 20 anos, o município fornece esse transporte aos trabalhadores. Será feita a terceirização para garantir a continuidade do transporte, até que se resolva efetivamente”, disse Aparecida.

Além de Icém, outro município da região foi alvo da fiscalização da Artesp. Em Jaci, um ônibus que também transportava trabalhadores foi fiscalizado e apreendido pela agência enquanto retornava de Rio Preto, trazendo dezenas de trabalhadores para a cidade no final da tarde da última quarta-feira, 23.

A assessoria de imprensa do município afirma que a apreensão se deu em cumprimento da determinação da Artesp, em atendimento à Lei nº 1.413 de 2024 — ou seja, a prefeitura estaria realizando o transporte de forma irregular.

“A administração municipal está em busca de solucionar o caso junto às empresas concessionárias de transporte de serviço intermunicipal, para resolver o problema e atender à necessidade da população. Até então, o transporte está suspenso”, conclui a nota publicada.

O Diário, em contato com a Artesp, foi informado em nota que o objetivo principal dessas ações é garantir a segurança dos passageiros, coibir o transporte irregular e assegurar a qualidade dos serviços prestados à população.

Em dados disponibilizados pela agência, somente no ano de 2025 foram realizadas cinco apreensões de veículos na região de Rio Preto por irregularidades no serviço de transporte.

Até o momento do fechamento desta reportagem, os ônibus em ambos os municípios permanecem suspensos.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Vital