Diário da Região
ESTELIONATO

Oficial de Justiça perde R$ 7,6 mil ao ser vítima do golpe do falso parente em Rio Preto

Vítima acreditou que estava pagando boletos do filho

por Diego Bressant*
Publicado há 5 horasAtualizado há 2 horas
Central de Flagrantes (Joseane Teixeira (arquivo))
Central de Flagrantes (Joseane Teixeira (arquivo))
Ouvir matéria

Uma oficial de Justiça de 61 anos perdeu R$ 7,6 mil ao ser vítima do golpe do falso parente em Rio Preto. Acreditando que estaria pagando boletos de seu filho, acabou sendo alvo de um golpista. O caso ocorreu na última quinta-feira, 7, e foi registrado neste domingo, 10.

Segundo o boletim de ocorrência, na quinta-feira, a vítima recebeu mensagens por um aplicativo, de um número que utilizava a foto do seu filho. Nas mensagens de texto, o golpista alegou que aquele novo número seria para contato comercial e, em seguida, solicitou que a vítima pagasse alguns boletos.

Em um primeiro momento, a oficial de Justiça questionou o pedido, já que seu filho nunca havia solicitado dinheiro. No entanto, o estelionatário informou à mulher que posteriormente explicaria o motivo.

Acreditando que estava conversando com o filho, a mulher realizou diversos pagamentos entre os dias 8 e 9 de agosto.

No sábado, 9, ao se encontrar pessoalmente com o rapaz, perguntou sobre os pagamentos. Nesse momento, foi informada de que se tratava, na verdade, de um golpe, pois em nenhum momento o ele havia entrado em contato e pedido dinheiro.

O caso foi registrado como estelionato e encaminhado ao 2º Distrito Policial.

Golpe do falso parente

O golpe do falso parente é uma fraude na qual os golpistas utilizam a foto e o nome de uma pessoa, entram em contato com parentes alegando que trocaram de número ou que estão utilizando o novo número para fins profissionais, passando a solicitar ajuda financeira ou o pagamento de boletos e contas. A vítima, acreditando que está de fato falando com o parente, realiza as transações.

*Estagiário sob supervisão de Bruno Ferro