Após abandono de filhotes, nove cães morrem em canil de Guapiaçu
Uma das suspeitas é que os cachorros foram contaminados por dois filhotes que foram abandonados na frente do abrigo, em dezembro do ano passado

A morte de nove cães no Canil Municipal de Guapiaçu está sendo investigada pela prefeitura local e pela Polícia Civil. Os animais morreram após a chegada de dois filhotes, abandonados na porta do abrigo em 26 de dezembro de 2025.
Segundo a Prefeitura de Guapiaçu, os dois filhotes foram deixados em frente ao canil e os responsáveis foram identificados por meio de imagens do sistema de monitoramento. Ambos morreram e, posteriormente, outros sete filhotes que estavam na mesma baia apresentaram sintomas compatíveis com parvovirose, e também morreram. Outros dois animais permanecem isolados, sob supervisão e acompanhamento veterinário.
Por meio de nota, a Prefeitura de Guapiaçu lamentou o ocorrido e informou ainda que, antes do episódio, os animais do canil estavam saudáveis. Parte deles não havia sido vacinada em razão da idade, conforme orientação técnica.
"Após a ocorrência, foram adotadas medidas sanitárias imediatas, como o isolamento dos animais em observação, a interdição preventiva das baias e a higienização e desinfecção do canil com produtos apropriados", nota de administração municipal.
O caso foi registrado na polícia e um procedimento administrativo interno foi instaurado para apuração dos fatos e das responsabilidades.