Motoristas relatam dificuldade com novo app da Área Azul de Rio Preto e temem multa
Grupo que estacionou veículos na rua Antônio de Godoy, na Redentora, recebeu notificação após não conseguir finalizar o cadastro no novo app da Área Azul de Rio Preto

Motoristas que estacionaram o carro no Centro e na Redentora relataram dificuldades com o novo aplicativo do Estacione Digital, na Área Azul de Rio Preto. Um grupo que parou o veículo na rua Antônio de Godoy não conseguiu finalizar o cadastro no app, nesta quarta-feira, 16, e acabou recebendo notificação da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), que pode virar multa.
Um desses motoristas é Acácio de Oliveira Santos Neto, delegado de polícia aposentado. Ele afirmou que o app antigo parou de funcionar e, junto com outros clientes de um restaurante, não conseguiu finalizar o cadastro no novo aplicativo. O motorista contou que conversou com uma agente do Estacione Digital e ela informou que essa notificação poderia ser suspensa.
"Ela pegou meus dados e falou que eu ia receber um WhatsApp, mas não recebi nenhuma mensagem até agora. Não sabemos o que vai acontecer (se a notificação será suspensa ou não). Temos o prazo até amanhã (quinta-feira), caso contrário seremos penalizados", conta.
Em nota, a Emurb afirmou que, no momento, cada caso está sendo avaliado individualmente pela equipe de suporte. Os usuários que tiverem dificuldades podem entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (17) 99624-7742, para análise e orientação sobre o procedimento adequado.
"Nossas equipes estão atuando nas ruas para prestar suporte presencial aos usuários, além do atendimento pelo WhatsApp, para garantir que todos consigam utilizar o novo aplicativo com segurança e praticidade".
Novo app
O primeiro dia útil do novo aplicativo do Estacione Digital foi na segunda-feira, 14. No mesmo dia, a Emurb anunciou a suspensão dos talões físicos, medida que já está em vigor.
Com as mudanças, atualmente, os créditos podem ser adquiridos pelo aplicativo Emurb Estacione + Digital, em pontos de venda credenciados, nas cabines de atendimento ou diretamente nos parquímetros. Até o momento, 10 parquímetros foram instalados. A previsão é de que, até o final deste ano, 100 equipamentos estejam em funcionamento.
Reclamação
Conforme o Diário mostrou, alguns usuários relataram também que, no novo aplicativo, apenas uma pessoa pode cadastrar o carro, o que dificulta para quem usa veículos compartilhados.
"Estamos avaliando tecnicamente essa possibilidade para viabilizar a atualização no sistema. Ainda não há previsão definida", informou a Emurb.