Saúde confirma meningite como causa de morte de criança de 9 anos em Rio Preto
São dois casos de meningite meningocócica neste ano na cidade, um deles com morte; Secretaria de Saúde diz que não há surto da doença em Rio Preto

A Secretaria da Saúde de Rio Preto confirmou que a causa da morte de uma menina de 9 anos, no dia 16 de novembro, foi meningite meningocócica. É o segundo caso confirmado no ano de 2025 da doença e o primeiro óbito.
A Secretaria afirmou que ambas as contaminações são casos isolados. “Todas as medidas foram realizadas em tempo oportuno e não há surto de meningite em São José do Rio Preto.” disse a Secretaria.
A faixa etária mais atingida é até os 5 anos, porém qualquer idade pode ser afetada pela doença.
A meningite é uma inflamação dos meninges, membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinal e pode ser causada por bactérias, vírus, e de forma menos comum por fungos e parasitas.
A contaminação da infecção meningocócica é por meio de saliva ou secreção de pessoas contaminadas pela bactéria.
Caso
Ana Beatriz Sabino Nogueira da Silva, de 9 anos, morreu no dia 16 de novembro. A menina era aluna da Escola Municipal Doutor Antonio Espada Filho, no Parque da Liberdade, zona leste da cidade. À época, a Secretaria Municipal de Educação informa que acionou imediatamente a Vigilância Epidemiológica, que orientou as medidas necessárias, contatou as famílias e realizou a profilaxia recomendada.
Vacinação
A rede pública de saúde oferece quatro tipos de vacinação contra a meningite.
A vacina meningocócica C está disponível em 2 doses, uma aos 3 meses e outra aos 5 meses. Tem indicação para pessoas com comorbidades específicas pelo Centros de Referência para imunobiológicos especiais (CRIE)
A dose de meningocócica ACWY é indicada como reforço da vacina meningocócica C aos 12 meses e para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única. Também tem indicação para pessoas com comorbidades específicas.
A vacina contra o hemófilo Tipo B, disponível para crianças menores de 2 anos, é aplicada em conjunto com as vacinas contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B (vacina pentavalente - dTp +Hib + HepB para menor de 7 anos e a vacina isolada Hib para pessoas com comorbidades).
A vacina pneumocócica 10-valente está disponível em 3 doses (2, 4 e reforço aos 12 meses). As vacinas pneumocócicas 13-valente e 23-valente são disponibilizadas, em situações especiais.
A Secretaria da Saúde apresentou números da cobertura vacinal da meningite em Rio Preto. Para a infecção bacteriana em crianças menores de um ano, a taxa de vacinação está em 97,38% e o reforço aos 12 meses é de 100,74%. Em adolescentes, a cobertura do reforço está em 84,43%.
Em relação à vacina pentavalente, a taxa é de 93,74%. As vacinas pneumocócicas em menores de um ano chegou à 100,88% e com um ano a dose de reforço foi de 100,14%.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro