SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
Outubro Rosa

Moradoras de Mirassol realizam exames de mamografias gratuitos

Ação aconteceu neste sábado, 23, e beneficiou mais de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social

Núcleo Digital
Publicado em 23/10/2021 às 15:21Atualizado em 23/10/2021 às 15:24
Outubro rosa (Canva/Banco de imagens)

Outubro rosa (Canva/Banco de imagens)

Para marcar o Outubro Rosa, o Ultra-X Medicina Diagnóstica recebeu mais de 50 mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social em Mirassol para realizarem exames de mamografia gratuitos. A ação, realizada em parceria com o Grupo Impper, aconteceu neste sábado, 23, na unidade Boa Vista do centro de diagnóstico.

Selecionadas pelo Departamento de Saúde de Mirassol, seguindo critérios como idade e histórico médico, as mulheres foram transportadas gratuitamente da cidade vizinha até a unidade do Ultra-X.

Para Maria Angelina, 54 anos, a ação veio em boa hora, já que ela estava na fila para realizar o exame. “Eu faço todo ano. Só fiquei mesmo sem fazer por causa da pandemia. Onde eu morava antes não tinha como fazer o exame. Eu me mudei e já tive a oportunidade. Em uma semana eu fiz o cadastro no postinho e já me chamaram para o mutirão de hoje”, afirma.

Em Mirassol, ação realiza exames de mamografia gratuito (Divulgação)

Quem também aproveitou a chance de realizar o exame gratuito foi  Rosalinda Silveira, 58 anos. “Há 18 anos eu realizo o exame. As mulheres que não fazem precisam deixar de bobeira e procurar fazer. É uma chance da gente ter um diagnóstico e se cuidar”, ressalta.

“Ampliar o acesso a mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, explica Luciana Tajara, médica especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e coordenadora médica do setor de Saúde da Mulher do Ultra-X.

Este ano a ação teve apoio do Grupo Impper, que contribuiu para ampliar o número de mamografias ofertadas. “A ação eleva a autoestima das mulheres, ressalta a importância delas se cuidarem e mostra que a união das empresas e do poder público é essencial para ampliar o acesso da população aos cuidados com a saúde”, afirma Bruno Malvezi, diretor executivo do Grupo Impper.

Após a realização dos exames, médicos ligados ao Departamento de Saúde Mirassol vão analisar os resultados e, caso necessário, encaminhar para um especialista para a realização do tratamento adequado.

Outubro Rosa 2020

No ano passado, mulheres atendidas pelo Instituto As Valquírias foram beneficiadas pela ação. Após realizaram mamografias gratuitamente, elas receberam atendimento médico na Santa Casa de Rio Preto.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por