Ministério da Saúde entrega 102 kits de telessaúde em Rio Preto
Kits serão distribuídos para 69 municípios da região para reforçar o serviço de telemedicina e diminuir deslocamentos desnecessários a Rio Preto

O Ministério da Saúde entregou 102 kits de telessaúde para 69 municípios da região de Rio Preto nesta sexta-feira, 7. De forma simbólica, 20 prefeituras da região participaram de cerimônia de entrega no auditório de eventos da Funfarme/Famerp, com participação da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
Durante o evento, a secretária anunciou a entrega de 1.258 kits de telessaúde a 812 municípios em todo o País.
Entre as cidades contempladas com kits técnicos de Saúde Digital na região estão: Adolfo, Américo de Campos, Aspásia, Cardoso, Dolcinópolis, Fernando Prestes, Icém, Macaubal, Macedônia, Mesópolis, Onda Verde, Palestina, Palmeira d’Oeste, Paulo de Faria, Pedranópolis, Populina, Pontes Gestal, Riolândia, Santa Salete e Turmalina.
Ana Estela Haddad anunciou um investimento de R$ 5 milhões para fortalecer o programa Agora Tem Especialistas e ampliar a rede de telessaúde no região de Rio Preto. A iniciativa integra a estratégia nacional do SUS Digital.
Segundo Ana Haddad, a entrega simbólica dos kits ocorreu em Rio Preto, porque o Hospital de Base (HB) se consolida no cenário nacional como núcleo de telessaúde da rede brasileira, atuando como referência para uma população estimada em dois milhões de habitantes.
“O programa Agora Tem Especialistas, está avançando em todo o País, e a região de Rio Preto se torna um polo estratégico para isso. O Hospital de Base passa a oferecer suporte direto às unidades básicas, com teleconsultorias, teleinterconsultas e telediagnósticos, permitindo que mais questões de saúde sejam resolvidas no próprio município”, afirma a secretária.
Ana Haddad destacou que a tecnologia ajuda a reduzir filas e deslocamentos desnecessários de pacientes. “O componente digital tem um papel muito importante, desde a comunicação com o paciente até o acompanhamento das filas. A telemedicina fortalece a atenção primária e diminui a espera por consultas e exames especializados.”
O diretor-executivo do HB, Horácio Ramalho, explicou que os kits serão distribuídos diretamente às unidades de saúde municipais, para reduzir em 30% o número de pacientes que precisam se deslocar até Rio Preto apenas para retornos ou resultados de exames. “Essa iniciativa vai liberar vagas nos ambulatórios e agilizar novos atendimentos. Nosso foco é garantir resolutividade nos próprios municípios, especialmente os menores e mais distantes, que têm dificuldade de deslocamento”, afirmou.