Ministério da Educação credencia campus da universidade federal de Rio Preto
Inicialmente, a universidade federal em Rio Preto funcionará no prédio do Instituto Federal, até que o novo campus seja construído

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira, 26, as portarias que credenciam dez novos campi de universidades federais no Brasil, entre eles o de Rio Preto, que será mantido pela UFSCar.
Inicialmente, a universidade federal em Rio Preto funcionará no prédio do Instituto Federal, até que o novo campus seja construído. Os cursos oferecidos são Artes Cênicas, Produção Cultural, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Engenharia de Manufatura e Design. Não há informações ainda sobre vagas.
“Levar mais ensino superior público e de qualidade para o nosso povo! Essa é uma determinação do presidente Lula para garantir mais oportunidades e desenvolvimento a todas as regiões do Brasil. Um compromisso desse governo com o ensino superior do País”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, lembrando que os novos campi ofertarão cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já em 2026.
A criação dos campi oficializa o início das atividades acadêmicas em estruturas provisórias, enquanto avançam as obras dos prédios definitivos, ampliando, já em 2026, o acesso de estudantes de diversas regiões à educação superior. Ao todo, serão ofertados 26 cursos nas dez novas unidades.
As portarias de credenciamento contemplam, no primeiro ano, as seguintes instituições e municípios:
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus São José do Rio Preto (Novo PAC).
Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – Campus Rurópolis (Novo PAC);
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Sertânia (Novo PAC);
Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Cidade Ocidental (Novo PAC);
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Lucas do Rio Verde (Novo PAC);
Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Estância (Novo PAC);
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Pouso Alegre;
Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Campus São Gabriel da Cachoeira (Novo PAC);
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – Campus Ipatinga (Novo PAC);
Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Capanema.
Segundo o secretário de Educação Superior, Marcus David, esse é um movimento estratégico para diminuir desigualdades regionais e ampliar oportunidades de formação. “Estamos levando universidades a cidades que historicamente ficaram fora do mapa do ensino superior federal. Cada novo campus significa mais desenvolvimento, mais pesquisa, mais inclusão e mais perspectivas para milhares de jovens e para o Brasil”, afirmou.
Veja a íntegra da portaria sobre Rio Preto:
Órgão: Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior
Portaria SERES/MEC Nº 871, DE 25 DE novembro DE 2025
A SECRETÁRIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 11.691, de 5 de setembro de 2023, a Portaria Conjunta nº 3, de 7 de julho de 2021, com fundamento no § 6º do art. 31 do Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017, e na Portaria nº 23, de 21 de dezembro de 2017, e considerando o Processo SEI nº 23000.019839/2025-83 e o processo e-Mec nº 202526936, resolve:
Art. 1º Fica credenciado o campus fora de Sede - Campus São José do Rio Preto - da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR (cód. 7), mantida pela FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS (cód. 1302), CNPJ: 45.358.058/0001-40, a ser instalado na Rua Doutor Eduardo Nielsen, nº 420, bairro Jardim Congonhas, no município de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.
Parágrafo único. O campus ora credenciado integrará o conjunto da Instituição e gozará das prerrogativas de autonomia, nos termos do art. 32 do Decreto nº 9.235/2017.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.