Diário da Região
Agenda

Mês de Conscientização do Autismo tem programação diversificada em Rio Preto

Exposição de fotos, palestras e caminhada dão visibilidade ao tema e visam discutir inclusão social e novos tratamentos

por Joseane Teixeira
Publicado em 03/04/2025 às 16:33Atualizado em 04/04/2025 às 09:11
Mês de conscientização do autismo tem programação diversificada em Rio Preto (Canva / Edição)
Mês de conscientização do autismo tem programação diversificada em Rio Preto (Canva / Edição)
Ouvir matéria

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e, para dar visibilidade a essa causa, bem como debater novos tratamentos e políticas de inclusão, diversos eventos serão realizados.

Veja o cronograma:

04 de abril (sexta-feira)

III Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista

Promovido anualmente pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o evento tem como público-alvo as equipes multidisciplinares, profissionais da saúde e da educação, e busca proporcionar um aprendizado contínuo para aperfeiçoar o atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O fórum tem como principal objetivo promover um atendimento humanizado, sensibilizando os participantes sobre a importância de combater o preconceito e de adotar práticas mais inclusivas. As inscrições já estão esgotadas.

Horário: das 7h30 às 12h, no Centro de Convenções da Famerp.

04 de abril (sexta-feira)

Talk Show – Um olhar singular

A Clínica Singular promove um bate-papo com a participação da neurologista Raquel Bastos e da artista plástica Grazi Gadia, especialista em desenvolvimento de habilidades por meio da arte.
“A ideia é que seja um momento de interação entre as famílias atípicas e uma oportunidade para tirar dúvidas e trocar experiências. Acolhimento e informação são ferramentas imprescindíveis para a inclusão”, defende a psicopedagoga Gisele Albuquerque.
O evento é gratuito e aberto à população.

Horário: 16h, na praça 2 de eventos, em frente a loja Brooksfield.

05 de abril (sábado)

Simpósio Autismo: do diagnóstico à vida adulta

Evento dedicado à compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas diferentes fases. Com um olhar acolhedor e baseado em evidências, o psiquiatra Cesar de Moraes, mestre e doutor em saúde mental vai abordar desde a identificação precoce até os desafios da inclusão escolar, social e profissional. O objetivo é oferecer conhecimento e estratégias para apoiar o desenvolvimento e a autonomia da pessoa autista. O evento é destinado a profissionais, familiares e interessados no tema. As inscrições já estão esgotadas.

Horário: 14h às 19h, no auditório da Famerp

5 de abril (sábado)

Blue Day: Palestra em parceria com Instituto Vida | Iguatemi São José do Rio Preto

O palestrante Thiago Moderno, mestre em Psicologia da Saúde pela Famerp, realiza um bate-papo sobre o “Autismo e o Mundo Moderno: Tecnologia, Educação e Qualidade de Vida”.

O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento das pessoas autistas e as estratégias para tornar um ambiente acolhedor e colaborativo em torno do TEA. A palestra gratuita é direcionada para os estudantes de Psicologia e profissionais do Instituto Vida.

Horário: 14h no Instituto Vida. Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 3247 - Centro.

06 de abril (domingo)

3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo

Este evento tem como objetivo promover a sensibilização e a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, além de fortalecer a rede de apoio às famílias e profissionais envolvidos. A presença será de extrema importância para destacar a relevância desse tema e para unir esforços em prol de uma causa tão importante.

Horário: 9h às 11h na Represa Municipal, em frente a pista de skate do Júpiter Olímpico.

8 de abril (terça-feira)

Ação de orientação - Plaza Shopping

O Plaza Shopping recebe uma ação especial relacionada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 
Alunos e professores do curso de Medicina da Unilago estarão, das 9h às 12h, em um estande montado no piso Brasilusa (primeiro piso), próximo ao Centro Médico de Especialidades. Todos que passarem pelo local terão a oportunidade de saber mais sobre o tema, obter orientações e demais informações. Tudo de graça. 

Horário: 9h às 12h

 

12 de abril (sábado)

Pic Nic Atípico - Cidade da Criança

O Projeto Mundo Novo Atípico convida famílias atípicas para participar de um gostoso pic nic, com diversas dinâmicas. O objetivo é celebrar a diversidade. Haverá gostosuras, mas a organização pede que famílias (que puderem) levar um alimento de sua preferência para compartilhar no encontro.

Para que a experiência seja confortável para as crianças, a orientação é levar uma toalha para por no chão e protetor solar.

Horário: 9h, na Cidade da Criança

 

Até 12 de abril (sábado)

Exposição de fotos Olhar Singular

O Riopreto Shopping recebe até o dia 12 de abril a exposição “Olhar Singular”, uma iniciativa promovida pela Clínica Singular para estimular o contato visual entre crianças com transtorno do espectro autista e sua mãe.
“Foi um momento de grande emoção, porque uma das características das crianças TEA é justamente essa falta de contato olho no olho. Por meio da arte, estimulamos essa habilidade e estabelecemos um momento emocionante de vínculo entre mãe e filho”, diz a psicopedagoga Gisele Albuquerque.
As fotos foram registradas pela profissional Carina Carvalho, sob a curadoria de Grazi Gadia e Márcio Amaral, que moram nos Estados Unidos.