Diário da Região
MOCHILAS QUE MUDAM COMEÇOS

Meninas do Bem mobiliza doações de mochilas e materiais escolares para o início do ano letivo

Ação arrecada mochilas, cadernos e itens básicos até sexta-feira, 23, e busca garantir um começo de ano letivo mais digno para crianças da educação infantil ao ensino fundamental

por Salomão Boaventura
Publicado há 9 horasAtualizado há 5 horas
Campanha arrecada materiais escolares para beneficiar até 200 crianças em Rio Preto (Freepik/Banco de Imagens)
Galeria
Campanha arrecada materiais escolares para beneficiar até 200 crianças em Rio Preto (Freepik/Banco de Imagens)
Ouvir matéria

No começo do ano, enquanto algumas crianças escolhem capas coloridas e estojos novos, outras seguem para a escola sem o básico. É para encurtar essa distância que o grupo Meninas do Bem volta a se mobilizar em Rio Preto, arrecadando materiais escolares novos ou usados em bom estado para garantir que o ano letivo comece com dignidade, alegria e mochila nas costas.

A campanha recebe doações de mochilas, estojos, lápis de cor, lápis grafite, borracha, régua, tesoura e tudo o que ainda pode ganhar uma nova história. A arrecadação segue até sexta-feira, 23, e mira atender crianças da etapa 1, antigo jardim da infância, até o sexto ou sétimo ano do ensino fundamental.

Coordenadora do grupo, Denise Ferreira explica que a ação é uma tradição que se renova a cada início de ano. “Aqui no nosso projeto seria uma média de 30 crianças, mas a Cris que está encabeçando esta campanha, ela está arrecadando não somente para as Meninas do Bem, mas para outros projetos também. Se conseguimos arrecadação, queremos impactar pelo menos 200 crianças”, diz Denise.

Entre os itens mais necessários estão cadernos brochurão de capa dura, cadernos espirais de 10 matérias, canetas nas cores preta, azul e vermelha, além de lápis grafite, lápis de cor, estojos e mochilas. As mochilas, inclusive, não precisam ser novas. “Pode ser mochilas usadas em bom estado, como mochilas com rodinha para as crianças menores ou sem rodinha, para os maiores. A mochila de rodinhas é para turmas até o terceiro ou quarto ano, pois no quinto ano eles já querem usar a mochila nas costas”, comenta Denise.

O esforço ganha ainda mais importância neste período do ano, quando muitas famílias enfrentam dificuldades para garantir o essencial. “A importância desta ação é ajudar aquelas famílias que infelizmente agora no começo do ano não vão ter condições de dar o básico para o filho levar na escola, até eles poderem receber o kit escolar tanto Municipal quanto estadual que geralmente vem lá para o mês de março. A ideia é poder ajudar com este básico para que eles possam iniciar o ano letivo felizes”, explica.

“Neste ano, nós estamos com muitas crianças que estão entrando para o primeiro ano do ensino fundamental e outras que saíram do quinto ano na rede municipal estão indo para o sexto ano do ensino fundamental na escola estadual. Então, são mundos novos a serem descobertos e nós tentamos fazer com que seja um momento de muita felicidade a volta às aulas”, completa.

As doações podem ser entregues em pontos de coleta como a Rio Preto Games, na rua Dom Manuel I, 345, no Estoril, e na Beetools, escola de inglês localizada no primeiro andar do Shopping Iguatemi Rio Preto. Quem preferir também pode entrar em contato pelo telefone (17) 99758-6002 ou pelo Instagram @meninasdobemriopreto.

No fim das contas, é simples como um lápis bem apontado: o que sobra em casa pode fazer falta enorme na mochila de alguém — e transformar o primeiro dia de aula em algo para lembrar com sorriso.