SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2021
CRISE CLIMÁTICA

Fumaça de queimadas cobre o céu de Rio Preto na manhã desta quarta

Tempo nublado dificulta a dispersão da fumaça de queimadas que encobriu o céu da cidade

Núcleo DigitalPublicado em 15/09/2021 às 09:21Atualizado há 15/09/2021 às 09:38
Céu de Rio Preto amanheceu coberto de fumaça nesta quarta-feira, 15 (Guilherme Baffi 15/9/2021)

Céu de Rio Preto amanheceu coberto de fumaça nesta quarta-feira, 15 (Guilherme Baffi 15/9/2021)

O céu de Rio Preto amanheceu nesta quarta-feira, 15, tomado por uma coloração cinzenta e com o ar denso por causa da fumaça provocada por queimadas na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA). Um tronco de árvore que havia sido queimado voltou a pegar fogo durante a tarde da última terça-feira, 14. 

A força do vento, combinada com a massa de ar quente e a ação humana, está favorecendo um alto número de incêndios, que há dias atingem áreas de pastagens e vegetação nativa em diversas regiões da cidade. O fenômeno observado principalmente pelos moradores da zona norte é comum nessa época de estiagem.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi usado para ajudar no combate ao fogo dentro de uma mata fechada, próximo a área do residencial Quinta do Golfe, na zona sul de Rio Preto. "São grandes queimadas na região Centro-Oeste do Estado, Bauru e Ribeirão Preto. Essa pequena chuva trouxe toda essa fumaça", disse Márcio Garcia de Albuquerque, subtenente e chefe da divisão de incêndios da Defesa Civil de Rio Preto.

Segundo dados da Climatempo, a umidade relativa do ar está em 57% nas primeiras horas da manhã, com ventos de até 11 km. "Devido ao tempo nublado essa fumaça não consegue se dissipar e acaba prejudicando o ar", explicou o subtenente Garcia.

(Colaborou Guilherme Ramos)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por