SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2022
Meio Ambiente

Em três anos, Votuporanga ganha mais de 74 mil árvores

Dados podem ser acompanhados pelo site da Superintendência responsável pelo plantio

Arthur Pazin
Publicado em 14/05/2020 às 17:57Atualizado em 07/06/2021 às 03:07
Município de Votuporanga disponibiliza árvores para plantios também pelo Disque Árvore (Divulgação/Saev Ambiental)

Município de Votuporanga disponibiliza árvores para plantios também pelo Disque Árvore (Divulgação/Saev Ambiental)

Desde o início de 2017, quando a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev) passou a contabilizar o Placar da Árvore, o município ganhou 74.829 árvores. Os dados estão disponíveis para consulta no site da Autarquia .

O placar é atualizado semanalmente e foi criado com o objetivo de deixar transparente o trabalho que vem sendo feito na parte de arborização urbana e reflorestamento do Município.

Vale lembrar que as árvores são de suma importância nos centros urbanos. Além de contribuir significativamente na redução das variações climáticas, auxiliam na umidificação do ar e absorvem parte dos raios solares e da poluição atmosférica.

Disque Árvore já se aproxima de 2 mil mudas

O Placar da Árvore contabiliza também as mudas plantadas por meio do programa “Disque Árvore”, criado em 3 de fevereiro de 2017. Somente este programa realizou o plantio de 1.985 mudas em calçadas do total apresentado.

Ao entrar em contato com a Saev Ambiental e solicitar o plantio de uma muda, é gerada uma OS (Ordem de Serviço) na qual constam as informações pessoais do interessado. Logo após, é feita uma análise por um engenheiro agrônomo sobre a fiação elétrica existente no local para a escolha de uma espécie adequada. O morador escolhe entre opções de mudas oferecidas e é feito o agendamento do plantio. Uma equipe da Saev Ambiental leva a muda até a residência, faz a abertura do quadro na calçada e planta a árvore.

Ao todo, são oferecidas sete opções de mudas para o plantio em frente às casas, comércios e indústrias, sendo duas de porte pequeno para o lado que possui a rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de porte médio para o lado sem a rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos.

Interessados podem entrar em contato com a Saev Ambiental por meio do 0800 770 1950 ou 3405-9195 e pelo Atendimento Pessoal, na Rua Pernambuco, nº 4313 das 8h às 16h.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por