Diário da Região
DESCASO

Matagal em áreas públicas estraga férias da criançada em Rio Preto

Reportagem do Diário percorre diferentes bairros e constata mato alto e lixo em locais que, nas férias, poderiam estar lotados de crianças, mas se tornaram convidativos para escorpiões e cobras

por Joseane Teixeira
Publicado em 06/01/2026 às 00:57Atualizado em 06/01/2026 às 13:34
Acima, playground do bairro Santo Antônio, onde Júlia teme levar a filha Olívia; ao lado, parquinho do Cristo Rei e, abaixo, praça no Alto Rio Preto,
Galeria
Acima, playground do bairro Santo Antônio, onde Júlia teme levar a filha Olívia; ao lado, parquinho do Cristo Rei e, abaixo, praça no Alto Rio Preto,
Ouvir matéria

Propício para ocupação de equipamentos públicos por famílias e crianças, o período de férias escolares poderia encher as praças com moradores da vizinhança e seus pequenos. Mas basta uma volta por Rio Preto para notar que elas estão vazias. Não é por falta de energia dos pequenos, mas sim pelo perigo de vida. Tomadas por mato alto e lixo, elas se tornaram habitat de escorpiões e cobras.

É a situação constatada pela reportagem do Diário em diversos endereços, do bairro Cristo Rei ao Santo Antônio. No Alto Rio Preto, uma árvore caiu no meio da praça e foi esquecida. A situação de abandono abriu brecha para o descarte de galhos e até de colchão usado – cena que contrasta com a estética do bairro, que já foi considerado de alto padrão.

Moradora do bairro Santo Antônio, na região Norte de Rio Preto, a bióloga Júlia Bianchi de Paula, mãe da pequena Olívia, de 2 anos, conta com um playground em frente de casa. Apesar de ser uma boa opção para distrair a filha durante as férias, o equipamento não pode ser utilizado, porque as escadas foram tomadas pelo mato.

“Desde a questão da infraestrutura, com bancos quebrados, até o acúmulo de lixo e a falta de zeladoria, é um espaço sem funcionalidade para as famílias. Eu deixo de vir passear com ela por receio de pernilongos (da dengue) e de escorpiões”, afirma.

ESCURIDÃO

A dona de casa Layslla Maciel Nobre, que mora na mesma rua, afirmou que já pediu ajuda do poder público e até a intercessão de vereadores, sem sucesso. “A noite isso aqui é uma completa escuridão. A gente quer fazer uma caminhada no horário mais fresco do dia e não pode. Até colocar uma cadeira na calçada é perigoso por conta dos bichos”, lamenta.

Do outro lado da cidade, no bairro Cristo Rei, o parquinho na rua Rua Adibo Bassitt, em frente ao Carrefour, já foi disputado por crianças. No local eram realizados até piqueniques, que atraiam a curiosidade de famílias de saguis. Mas do domingo, 4, dia em que estaria cheia, o cenário era de silêncio e abandono. O mato com mais de um metro de altura encobria o escorregador e o balanço.

Na mesma praça foi construída uma pista de caminhada – impossível de caminhar em meio a tantos obstáculos.

A situação se repete na pista de caminhada da avenida Antônio Marcos de Oliveira, onde alunos da escola Ivete Gabriel Atique já realizaram ações de conscientização sobre a preservação do Córrego Piedadinha.

LIXO

No bairro Alto Rio Preto, uma árvore caída no meio da praça entre as ruas Raul de Carvalho e Piracicaba denuncia que o espaço não recebe zeladoria há muito tempo.

Cheia de galhos velhos e folhas, o que antes era refúgio de moradores e até local de eventos da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, se tornou ponto de descarte de lixo. Um colchão velho e sujo foi abandonado junto a restos de poda de galhos e lixo espalhado durante o temporal da semana passada.

A reportagem foi até o local após o comentário da leitora Cristiane Roversi em uma publicação do Diário sobre mato alto: “Aqui no Alto Rio Preto está horrível… praças abandonadas”, escreveu.

OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria de Serviços Gerais informou que a roçada das áreas na rua Adibo Bassitt-Cristo Rei e avenida Loft João Bassit foram iniciadas nesta segunda-feira, 5, com previsão de término para a semana que vem. “Já as pistas de caminhada da avenida Antonio Marcos de Oliveira e rua Zoanazi Gubolim, além da rotatória da avenida Solon Varginha e a praça na rua Raul de Carvalho foram incluídas na programação do Mutirão da Limpeza”.