Diário da Região
NO ESPÍRITO SANTO

Maníaco que aterrorizou, matou e espancou vítimas em Rio Preto é encontrado morto

Paulo José Lisboa era conhecido como "maníaco da corrente" e foi condenado por uma série de homicídios em Rio Preto e no Espírito Santo

por Núcleo Digital
Publicado em 06/02/2022 às 13:46
Paulo José Lisboa, conhecido como "maníaco da corrente" aterrorizou, matou e espancou vítimas em Rio Preto (Reprodução)
Galeria
Paulo José Lisboa, conhecido como "maníaco da corrente" aterrorizou, matou e espancou vítimas em Rio Preto (Reprodução)
Ouvir matéria

O serial killer Paulo José Lisboa, conhecido como "maníaco da corrente", foi encontrado morto, na última sexta-feira, 4, em Guarapari (ES). Lisboa tinha 55 anos e foi condenado por uma série de homicídios em Rio Preto e no Espírito Santo, entre as décadas de 80 e 2000.

Segundo informações da Polícia Militar, ele foi encontrado morto pela mulher dentro de casa após ela voltar de uma viagem a Vila Velha (ES). O caso foi registrado pela Polícia Civil como encontro de cadáver. A causa da morte está sendo investigada pelo Departamento Médico Legal (DML).

Apenas em Rio Preto, Lisboa foi condenado por matar cinco pessoas e espancar outras seis. Os alvos eram sempre prostitutas e travestis. Ele marcava programas e em seguida as agredia com uma trava de carro ou com uma faca, matando-as em seguida e abandonando o corpo no local do crime.

Uma das vítimas do maníaco foi uma adolescente de 15 anos, assassinada com 47 facadas no Natal de 1987. Ao longo dos últimos anos, Lisboa chegou a ser preso em diversos presídios, incluindo a prisão psiquiátrica em Franco da Rocha, de onde fugiu em 1998.

Após fixar residência no Espírito Santo, o serial killer voltou a ser preso em 2008 depois de cometer novos homicídios no estado capixaba. Em 2011, a Justiça do Espírito Santo condenou Lisboa a 10 anos de prisão por uma tentativa de homicídio, mas ele cumpriu pena somente até 2017. Desde então, ele vivia com a mulher em Guarapari (ES).