Diário da Região
TRÂNSITO

Mais três radares começam a multar em rodovias da região de Rio Preto

Equipamentos ficam em Cardoso, Fernandópolis e Guapiaçu e passam a operar nesta terça-feira, 30

por Redação
Publicado em 29/09/2025 às 19:58Atualizado em 29/09/2025 às 19:58
Radares começam a funcionar nesta terça, 30 (Divulgação)
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Radares começam a funcionar nesta terça, 30 (Divulgação)
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O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), vai colocar em funcionamento 32 novos radares de fiscalização eletrônica em trechos estratégicos de rodovias estaduais paulistas, que passam a operar a partir de 0h desta terça-feira, 30.

Três desses equipamentos ficam em cidades da região de Rio Preto. O primeiro será instalado na rodovia Assis Chateaubriand, em Guapiaçu, no km 160,9, com velocidade máxima de 60 km/h. O segundo fica na rodovia Waldemar Lopes Ferraz, no km 601, em Cardoso, também com o limite de 60 km/h. O terceiro fica em Fernandópolis, na rodovia Percy Waldir Semeguini, no km 554, também com velocidade máxima de 60 km/h.

Total

O total de equipamentos ativos nas rodovias não-concedidas chega a 302, sendo que 35 são na região de Rio Preto.

A medida tem o objetivo de reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com radares instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.

Com a ativação, motoristas que trafegarem acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir ao máximo o número de acidentes nas estradas paulistas.

"A instalação de radares reforça o compromisso do governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero", afirma o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.

Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.

A escolha de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.

Os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação.

O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do governo, pela imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.