Diário da Região
APROVADOS

Lista de aprovados em Medicina na Famerp tem 6 alunos de Rio Preto e região

Instituição pública com nota 5 no Enamed é um dos vestibulares mais concorridos do país: 170 candidatos por vaga

por Joseane Teixeira
Publicado há 3 horasAtualizado há 57 minutos
Famerp divulga lista de aprovados (Divulgação)
Galeria
Famerp divulga lista de aprovados (Divulgação)
Ouvir matéria

Cinco estudantes de Rio Preto e um de Mirassol estão na lista dos 80 aprovados para o curso de medicina da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), divulgada nesta sexta-feira, 30. São eles Daniel Bin Ching Lin, Gabriela Campiteli Rodrigues, Leonardo Sartorelli, Raquel Ribeiro de Melo e Victor Joaquim Sant Ana – os dois últimos, estudantes de escola pública. A lista conta ainda com Nicolas Gabriel Vavra, de Mirassol. O curso de Medicina registrou 13.584 inscritos, o que representa uma concorrência de 170 candidatos por vaga, um dos processos seletivos mais concorridos do país. A lista de aprovados está disponível nos sites da Vunesp e da Famerp.

Primeiro colocado da lista, Daniel foi aluno do cursinho Kelvin Pré-vestibular. Modesto, ele afirma que recebeu com surpresa a notícia de que teve o melhor desempenho na prova.

"Eu tinha esperança de ser aprovado, mas procurei não alimentar expectativas. Concluí o ensino médio em 2024, no Kelvin, e fiz um ano de cursinho", explica.

Daniel, que também foi aprovado em Medicina na Fameca, em Catanduva, afirma que o segredo da aprovação nos vestibulares é respeitar o tempo de descanso.

Aluna do cursinho Hexag e formada no Colégio Objetivo, Gabriela comemorou o nome na primeira lista de chamada, mas disse que realizou o sonho de passar no vestibular de Medicina da Unicamp, após quatro anos de preparação.

"A Unicamp é a top 2 do Brasil, muito respeitada na América Latina e tem reconhecimento internacional. Embora a Famerp seja uma faculdade incrível, com o HB sendo referência regional, para mim, a Unicamp representa mais portas abertas dentro da pesquisa, da clínica e da área acadêmica. Além do mais, a Unicamp sempre foi um sonho, antes mesmo de escolher a Medicina, eu sonhava com a Unicamp!", justifica.

Gabriela teve a mãe, Corina Campiteli, como maior incentivadora nos estudos.

"Enquanto eu lutava com o vestibular, ela lutou contra o câncer! Ela quem me inspira ser a melhor pessoa e a melhor médica possível! De agosto a novembro, ela passou por três cirurgias muito complicadas, com alto risco de mortalidade, e saiu vitoriosa. Nesse mesmo período eu realizei as provas dos vestibulares", conta.

Já Nicolas, de Mirassol, concluiu o ensino médio em 2024 na Coopem Objetivo Mirassol e, em 2025, estudou em casa com o apoio do cursinho on-line Professor Ferretto.

"Minha mãe é enfermeira, então desde criança sonho em cursar Medicina. Estudava cerca de seis horas por dia no computador e tinha como rotina responder em torno de 50 questões de vestibulares diariamente. Com muita fé em Deus conquistei a aprovação", comemora.

Para 2026, a Famerp ofertou 160 vagas, sendo 80 para a graduação em medicina, 60 em enfermagem e 20 em psicologia.

Segundo a instituição, do total de 80 aprovados em Medicina, 71 são do Estado de São Paulo, sendo seis da região de Rio Preto e 22 da Capital. A lista também inclui candidatos de outros estados, sendo três de Goiás, cinco de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo, a Famerp é uma instituição pública e gratuita, com desempenho de destaque em avaliações nacionais. Em 2025, a faculdade conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no país.

Para o diretor-geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio, o desempenho está diretamente relacionado à estrutura de formação oferecida aos alunos. “Os estudantes da Famerp aprendem na prática, em um hospital-escola de alta complexidade, com forte inserção no Sistema Único de Saúde. Essa vivência faz diferença na formação profissional”, afirma.

O hospital-escola da instituição é formado pelas unidades do complexo Funfarme, um dos maiores produtores do SUS no Brasil e referência para 104 municípios da DRS-15. Além disso, a Famerp mantém parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a atuação dos alunos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Na área de saúde mental, a faculdade também conta com clínica-escola de Psicologia, que realiza atendimentos pelo SUS, integrando ensino, assistência e serviço à população.

Mulheres dominam as vagas

Do total de 160 aprovados nos três vestibulares, 93 são mulheres. Do total de vagas oferecidas, 20% são reservadas à Política de Cotas da Famerp. Desse percentual, 65% destinam-se a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e Médio na rede pública brasileira (ou EJA em escola pública) e 35% a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, desde que também oriundos exclusivamente da escola pública. O modelo segue diretrizes de inclusão e amplia o acesso ao ensino superior público de qualidade.

Matrícula e próximas chamadas

Os candidatos aprovados na primeira chamada devem realizar a pré-matrícula on-line nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2026, das 10h às 23h59, por meio de link que será enviado pela Famerp ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

A matrícula presencial, com apresentação da documentação original, ocorre em 5 de fevereiro de 2026, das 9h às 16h, no Pavilhão Fleury, no campus da Famerp. A segunda chamada do vestibular será divulgada em 9 de fevereiro de 2026, a partir das 10h, no site da Fundação Vunesp.