Diário da Região
TRÂNSITO

Interdições no entorno do Viaduto Abreu Sodré começam na segunda-feira em Rio Preto

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes do município, as intervenções vão ocorrer em fases e terão impacto direto no tráfego local

por Núcleo Digital
Publicado há 18 horasAtualizado há 15 horas
Interdição abrange as quadras da avenida Alberto Andaló entre as ruas Prudente de Moraes e Pedro Amaral (Divulgação/Comunicação Social)
Interdição abrange as quadras da avenida Alberto Andaló entre as ruas Prudente de Moraes e Pedro Amaral (Divulgação/Comunicação Social)
Ouvir matéria

A partir desta segunda-feira, 7, motoristas que trefegam pela região central de Rio Preto deverão enfrentar mudanças no trânsito em razão do início das interdições no entorno do Viaduto Abreu Sodré. As medidas fazem parte de estudos geotécnicos preliminares para a ampliação do viaduto, obra prevista dentro do Programa de Soluções Integradas da empresa Rumo Logística.

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes do município, as intervenções vão ocorrer em fases e terão impacto direto no tráfego local. A primeira etapa começa na segunda e se estende até o dia 25 do mesmo mês, abrangendo as quadras da avenida Alberto Andaló entre as ruas Prudente de Moraes e Pedro Amaral.

Durante esse período, a rua Maria Rosa Munia, atualmente com mão dupla, passará a operar em mão única no sentido da Rua Pedro Amaral. A mudança busca garantir maior fluidez e segurança no desvio dos motoristas a partir da Prudente de Moraes.

A Secretaria de Trânsito orienta que os motoristas busquem rotas alternativas e fiquem atentos à sinalização de interdição nas proximidades do viaduto, a fim de garantir a segurança e o bom andamento das obras.

A fase dois está prevista para começar em 28 de julho e vai até 27 de agosto. Nessa etapa, os serviços vão se concentrar no trecho entre a linha férrea e a rua Prudente de Moraes, com possibilidade de impactos no funcionamento do Terminal Rodoviário. Rotas alternativas deverão ser divulgadas com antecedência.

Outras fases do projeto estão em planejamento e, segundo a secretaria, devem causar apenas restrições parciais de pista, com conclusão estimada até o início de setembro.

Intervenção

A intervenção faz parte das análises iniciais para a ampliação do Viaduto Abreu Sodré. O projeto ainda está em fase preliminar e, neste momento, as equipes da Rumo realizam investigações geotécnicas, como sondagens, abertura de poços de inspeção, coletas de amostras e uso de radar de penetração no solo (GPR). Essas informações serão usadas para subsidiar o desenvolvimento do projeto executivo.

A proposta prevê o alargamento do viaduto com a construção de duas novas estruturas laterais, o que deve melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade urbana na região central da cidade. A execução da obra está prevista para os próximos anos.

(Com informações Prefeitura de Rio Preto)