Instituto dos Cegos promove ação para conscientização do Novembro Azul
Trinta homens assistidos pela instituição vão realizar o exame que identifica o câncer precocemente; ação tem parceria com laboratório de Rio Preto

O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, em parceria com o laboratório Ultra-X, vai promover uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado, 1º de novembro, em Rio Preto. Trinta homens assistidos pela instituição poderão realizar o exame PSA, para detecção precoce do câncer, gratuitamente.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens brasileiros. O exame de sangue, simples e rápido, mede o nível do antígeno prostático específico (PSA) e ajuda a identificar alterações que podem indicar a necessidade de acompanhamento médico.
Regiane Pires, responsável técnica do Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, ressalta a importância da ação do Novembro Azul. “Essas iniciativas são fundamentais porque muitas vezes nossos alunos deixam de procurar atendimento preventivo por falta de acesso ou informação. Levar o exame até eles é uma forma de cuidado, de inclusão e de valorização da vida”, afirma.
De acordo com a médica patologista clínica Maria Gabriela de Lucca o diagnostico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento. “O PSA é um exame fundamental para o acompanhamento do câncer de próstata. Muitas vezes, a doença só dá sinais quando já está em estágio avançado. Por isso, é essencial que homens, especialmente acima dos 50 anos ou com histórico familiar, procurem orientação médica”, explica.
O Instituto dos Cegos realiza ações regulares de saúde preventiva em parceria com instituições médicas e laboratórios da cidade, reforçando o cuidado integral e a inclusão na promoção da qualidade de vida dos seus assistidos.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro