Inquilino abandona imóvel em Rio Preto com aluguel atrasado e deixa dez cachorros
Proprietária registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos e diz que não tem condições de abrigar os cães na residência

A proprietária de uma casa localizada no Parque das Flores, em Rio Preto, não sabe o que fazer com os 10 cães que foram deixados pelo inquilino que teria saído do imóvel sem avisar, deixando para trás os cachorros, além de quatro meses de aluguel atrasado. A mulher de 45 anos registrou um boletim de ocorrência na polícia na manhã desta quarta-feira, 12, contra o antigo morador por maus-tratos contra animais e está à procura de um abrigo.
Segundo a ocorrência, o imóvel foi alugado com contrato válido por seis meses, mas o morador teria abandonado o local. Vizinhos entraram em contato com a dona da casa porque os animais estavam soltos na rua e, inclusive, um mordeu uma moradora do bairro.
A dona da residência diz que, por diversas vezes, tentou contato com o antigo morador, porém o telefone dele quase sempre está fora de área ou a ligação é direcionada para secretária eletrônica. “Entrei em contato com várias ONGs para ver se conseguem resgatar, mas todos disseram a mesma coisa: que não têm condições. A prefeitura também não tem como”, disse Elisabete de Lima.
Até arrumar um local apropriado, a alimentação dos cachorros de pequeno e médio porte que ainda estão na casa está sendo custeada pela dona do imóvel, que mora em Guapiaçu. Elisabete diz que procurou o Centro de Zoonose de Rio Preto, mas foi orientada a procurar a Guarda Civil Municipal (GCM), que teria informado que iria abrir um chamado e indicaria um abrigo para animais. “Não tenho para onde levar e não posso deixar na rua, eles estavam saindo pelo portão e então coloquei eles no fundo. Nunca passei por uma situação dessa, precisava desocupar a minha casa que está uma bagunça. Ninguém me deu auxilio”.
A reportagem procurou a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não recebeu resposta. O boletim de ocorrência sobre o caso dos dez cachorros abandonados na residência foi encaminhado ao 3º Distrito Policial.
(Colaborou: Guilherme Ramos)