Diário da Região
SEGURANÇA

Igreja em Ibirá fecha as portas após furto a fiel e ameaça a padre

Crimes aconteceram nesta semana na Paróquia São Sebastião, em Ibirá; padre decidiu abrir a igreja somente nos horários de missa

por Rone Carvalho
Publicado em 06/10/2023 às 15:19Atualizado em 06/10/2023 às 15:55
Exibindo 0 de 0
Padre decidiu fechar a igreja durante o dia (Reprodução/Facebook)
Padre decidiu fechar a igreja durante o dia (Reprodução/Facebook)
Padre Jorge Silva com fiéis (Reprodução/ Paróquia São Sebastião)
Padre Jorge Silva com fiéis (Reprodução/ Paróquia São Sebastião)
Igreja somente está funcionando no momento de missas e com hora marcada (Reprodução/ Paróquia São Sebastião, em Ibirá)
Igreja somente está funcionando no momento de missas e com hora marcada (Reprodução/ Paróquia São Sebastião, em Ibirá)
Ouvir matéria

A Paróquia São Sebastião, em Ibirá, fechou as portas após uma fiel ser furtada e o padre ser agredido e ameaçado de morte nesta semana. Os crimes aconteceram na quarta e na quinta-feira, dias 4 e 5, e ensejaram uma campanha da paróquia do município em prol de mais segurança na cidade de 11,6 mil habitantes.

Segundo informações da Polícia Militar, na tarde de quarta-feira, dia 4, uma equipe foi acionada para atender uma ocorrência de furto dentro da igreja. À polícia, a fiel contou que uma mulher entrou na sacristia e saiu carregando uma bolsa idêntica à sua em direção à praça.

Em seguida, ao não encontrar sua bolsa, a mulher questionou a acusada, dando início a uma discussão. Foi quando o padre Jorge Silva, responsável pela paróquia, tentou intervir, mas foi impedido por um homem que fugiu após deixar a acusada sair correndo.

Receba notícias do Diário no seu e-mail: cadastre-se aqui

Com base nas características da acusada, policiais conseguiram encontrá-la próximo da rodoviária de Ibirá. Ela foi detida e encaminhada para Delegacia de Polícia Civil.

Na manhã de quinta-feira, dia 5, a Polícia Militar foi novamente acionada. Desta vez para conter um homem que estava segurando o padre e ameaçando-o de morte.

Segundo a polícia, ele simulava estar com uma faca em sua mochila, mas foi contido e levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Igreja fechada

Devido aos crimes, o padre Jorge Silva resolveu fechar as portas da igreja durante o dia. Agora, a paróquia somente funciona nos horários de missa e os atendimentos são feitos com hora marcada.

Nas redes sociais, ele afirma que a igreja foi fechada devido ao medo de um possível novo ataque. “Infelizmente, as portas fechadas da igreja são reflexo do que estávamos vivendo em Ibirá. Temos apenas dois policiais para fazer a patrulha de três cidades. Em menos de um ano, essa é a terceira vez que estamos sendo assaltados”, disse.

Ainda segundo padre, o homem que o teria ameaçado foi solto após prestar depoimento, o que resultou na decisão de manter a igreja fechada. “No final das contas, ele saiu primeiro que a gente e prometeu ainda que voltará para cumprir a ameaça. Enquanto não tiver policiamento na cidade, a igreja somente será aberta nos horários de missa".

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 74 furtos e três roubos em Ibirá. Em contrapartida, durante os 12 meses do ano passado, foram registrados 94 furtos e quatro roubos.

O que diz a polícia

Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que seu trabalho é realizado com total comprometimento e profissionalismo. “Para cumprir nossas missões, contamos com a colaboração dos efetivos policiais militares de Ibirá e Uchoa, que realizam o patrulhamento de forma estratégica nos dois municípios, com o apoio do 9° BAEP. Ainda temos efetuado o patrulhamento rural que é um 'case' de sucesso e tem sido alvo de efusivos elogios por parte da população que reside no campo.”

Ainda segundo a nota, a equipe segue trabalhando em prol da segurança da população. “No último trimestre (julho, agosto e setembro), registramos apenas 16 furtos simples (subtração de bens sem violência ou grave ameaça), 1 roubo envolvendo agressão de um filho à mãe para subtrair um telefone celular, e nenhum homicídio, roubo de veículo ou furto de veículo”.

Na nota, a PM também afirmou que, nas duas ocasiões envolvendo a igreja, a resposta da corporação "foi rápida e eficiente".

"Importante frisar que a Polícia Militar tem a parceria da Prefeitura de Ibirá, que investe no policiamento por meio da atividade delegada (pagamento pelo serviço do policial em sua hora de folga). Esse efetivo permanece na cidade durante todo o seu turno de serviço. Os policiais militares de Ibirá têm sempre contado com o apoio e respeito da população ibiraense. Nossos valorosos policiais têm sido incansáveis no combate ao crime e seguem estritamente os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade. Temos um compromisso inabalável com o dever público, e asseguramos que a cidade de Ibirá não está abandonada. Pelo contrário, é bem cuidada e protegida pela Polícia Militar. Agradecemos à comunidade por seu apoio contínuo e reiteramos nosso compromisso em servir e proteger a população de Ibirá", finaliza a nota.