Diário da Região
PROTEÇÃO

Hospital Municipal promove ação de prevenção contra a dengue em Rio Preto

De terça a quinta, profissionais vão realizar ampla mobilização de conscientização contra a dengue no HM

por Redação
Publicado há 9 horasAtualizado há 3 horas
Entrada do Hospital Municipal da Região Norte de Rio Preto (Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto)
Galeria
Entrada do Hospital Municipal da Região Norte de Rio Preto (Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

O Hospital Municipal Domingo Marcolino Braile, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio dos profissionais da UBS Vetorazzo, realizará de terça-feira, 13, a quinta, 15, das 9h às 11h, uma ampla mobilização de conscientização contra a dengue. A iniciativa levará abordagens educativas diretamente às salas de espera dos ambulatórios, enfermarias e demais setores do Hospital Municipal.

Para tornar a orientação mais dinâmica, a ação contará com a presença de um personagem do mosquito Aedes aegypti, facilitando o diálogo sobre a eliminação de criadouros e a identificação de sintomas.

Para o diretor executivo da Funfarme, Horácio Ramalho, que administra o HM, a antecipação do cenário da dengue na cidade é o pilar central da estratégia da instituição para 2026.

"Após o cenário crítico que enfrentamos em 2025, a Funfarme estruturou uma resposta integrada que une a expertise técnica do nosso corpo clínico à inovação científica do Centro de Pesquisa e ao suporte logístico essencial ao SUS, além de enfermaria para atender prontamente aos pacientes. Nossa missão vai além de oferecer leitos de alta complexidade; trata-se de liderar uma mobilização que educa, previne e protege”, ressalta.

Prevenção é a palavra para dengue em 2026

Especialistas da Funfarme reforçam que o ciclo de transmissão ganha força com as chuvas e o calor de fevereiro. A experiência de 2025 serve como um lembrete rigoroso de que a mobilização não pode esperar o aumento dos casos.

Principais recomendações para o período:

  • Vigilância semanal: Checar vasos de plantas, calhas e recipientes que acumulam água.

  • Atenção aos sintomas: Febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares exigem busca imediata por atendimento médico.

  • Uso de repelentes: Especialmente para grupos de risco e em áreas de alta circulação do mosquito.

  • Sinais de Alerta: (Procure a emergência imediatamente): Se houver dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de gengiva ou nariz, ou tontura ao se levantar, o quadro pode estar evoluindo para a forma grave da doença.

O que fazer em caso de suspeita?

  • Hidratação rigorosa: Este é o tratamento principal. Siga a quantidade recomendada pelo médico. A hidratação previne as complicações mais graves da dengue.

  • Busque atendimento médico: Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidades de pronto-atendimento para avaliação e notificação do caso.

  • Repouso: O corpo precisa de energia para combater o vírus