Hospital de Rio Preto promove simpósio internacional sobre doenças autoimunes
Especialistas brasileiros e internacionais vão apresentar os avanços no tratamento das doenças autoimunes com terapia celular e as novas perspectivas nesta área

Acontece entre quinta, 27, e sábado, 29 de novembro, no Hospital Beneficência Portuguesa, em Rio Preto, o Simpósio Internacional de Transplantes na Doença de Crohn e Doenças Autoimunes (VII SIT CROHN). A organização é do hospital e também da Kaiser Clínica e Hospital Dia.
No evento, especialistas brasileiros e internacionais vão apresentar os avanços no tratamento das doenças autoimunes com terapia celular e as novas perspectivas nesta área; a situação da Doença de Crohn no Brasil e a atuação do transplante de células tronco para o controle da enfermidade.
Também serão temas de uma palestra os aspectos éticos e médicos e a judicialização do tratamento das doenças autoimunes. O simpósio traz ainda um encontro de pacientes em que se discutirá como a espiritualidade pode ajudar nesses casos.
Entre os destaques da programação está a presença de Richard K. Burt, professor da Northwestern University (Chicago, EUA) e pioneiro mundial no uso de transplantes autólogos de células-tronco hematopoéticas para o tratamento da Doença de Crohn e outras condições autoimunes.
Burt é considerado uma das maiores referências globais na área e conduzirá a conferência de abertura com o tema 25 anos de avanços no tratamento das doenças autoimunes com terapia celular. A palestra terá como moderador o hematologista Milton Artur Ruiz.
A programação ainda conta com mesas-redondas e debates que abordam desde os resultados clínicos obtidos nos últimos 12 anos pela equipe da Beneficência Portuguesa até novas perspectivas em terapia celular, ética médica e a importância da espiritualidade no cuidado dos pacientes.