Diário da Região
SAÚDE

Hospital de Base de Rio Preto é selecionado para programa de excelência para UTIs

Cem hospitais brasileiros vão participar de programa que busca práticas cada vez mais seguras e eficientes no cuidado intensivo

por Redação
Publicado há 4 horasAtualizado há 1 hora
HB reduziu o tempo de permanência de pacientes na UTI (Divulgação)
HB reduziu o tempo de permanência de pacientes na UTI (Divulgação)
Ouvir matéria

O Hospital de Base (HB) de Rio Preto foi escolhido entre 100 hospitais em todo o Brasil para integrar o Programa de Gestão da Melhoria Contínua em Pacientes Críticos Epimed. A iniciativa que reúne hospitais de referência nacional busca por práticas cada vez mais seguras e eficientes no cuidado intensivo.

Segundo o HB, o reconhecimento é resultado de anos de investimentos em estrutura, equipe multiprofissional e gestão de qualidade, que têm gerado impactos diretos na vida dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Melhoria contínua salva vidas

Entre as principais conquistas está a redução do tempo médio de permanência na UTI Clínica, que reduziu de 7,2 dias de média de permanência em 2024, para 5,9 dias entre janeiro e julho de 2025, uma redução 1,3 dia, 18% no tempo de permanência na unidade. Essa mudança representa benefícios diretos para os pacientes.

Impacto para pacientes e hospital

Além de proporcionar uma recuperação mais segura e humanizada para os pacientes críticos, em sua maioria idosos acima dos 60 anos, os avanços trazem ganhos também para a instituição. Com a redução da permanência média, mais leitos ficam disponíveis para novos atendimentos, ampliando a capacidade de resposta do hospital, que é referência em toda a região noroeste paulista.

Para Débora Valverde, enfermeira coordenadora do Processo Intensivo do Hospital de Base, os benefícios para os pacientes com o processo de melhorias são expressivos. “Quanto menos tempo o paciente permanece na UTI, menores são os riscos de infecção, desenvolvimento de delírium, estresse e complicações clínicas, além de aumentar as chances de recuperação e retorno mais rápido ao convívio da família”, ressalta.

Outra ação de impacto foi a implantação de visitas diárias para avaliação e retirada de dispositivos invasivos, como sondas e cateteres, reduzindo riscos de infecções hospitalares.

Muitas ações também foram realizadas para reduzir o risco do paciente desenvolver lesões por pressões durante sua internação na UTI, nos permitindo baixas incidências destas lesões durante toda a internação.

Equipe preparada e alinhada

A UTI Clínica do HB conta com cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de apoio. Todos recebem treinamentos constantes com foco em atualização científica e aplicação das melhores práticas de cuidado intensivo.

Essa cultura de aprimoramento contínuo já havia rendido ao hospital o selo UTI Top Performer e UTI gestão eficiente, dentre as 9 UTIs que temos hoje no Hospital de Base, o mais alto nível de certificação da Epimed, que avalia unidades de terapia intensiva em todo o país.

Reconhecimento internacional

Este programa de Gestão da Melhoria Contínua em Pacientes Críticos é uma parceria da Epimed com a empresa francesa One IOI One, que tem como missão difundir mundialmente iniciativas que melhorem a qualidade da saúde. O objetivo é que experiências positivas, como a do HB, possam servir de modelo e inspiração para outras instituições.

“Fomos escolhidos porque já temos uma cultura consolidada de gestão e qualidade, com processos bem estruturados e profissionais comprometidos com o cuidado. Nossa missão agora é disseminar ainda mais essa cultura, mostrando que investir em gestão salva vidas”, destaca Débora.