Diário da Região
Justiça

Homem que matou filho com cabo de videogame em Rio Preto é preso em Minas Gerais

Crime aconteceu nos anos 90 e chocou a cidade

por Joseane Teixeira
Publicado em 14/08/2025 às 18:10Atualizado há 8 horas
Benedito Gonçalves (Polícia Civil)
Benedito Gonçalves (Polícia Civil)
Ouvir matéria

Foi preso nesta quinta-feira, 14, na cidade mineira de Carneirinho, Benedito Gonçalves Neto, condenado a 18 anos de prisão por ter matado o próprio filho, Victor Hugo Mataragia Gonçalves, com um fio de vídeogame para se vingar da ex-mulher. O crime aconteceu em março de 1998. A vítima tinha 14 anos.

O mandado de prisão foi cumprido por policiais civis da Delegacia de Homicídios, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto.

Benedito foi surpreendido durante uma pescaria.

Ele estava foragido desde maio de 2007, quando o Tribunal de Justiça expediu mandado de prisão em acórdão.

De acordo com denúncia do Ministério Público, à época do crime, Benedito tentava reatar o casamento com a ex-mulher e, diante da recusa dela, decidiu se vingar, matando o filho do casal, na casa onde ele morava, no bairro Cecap. Há indícios de que a vítima tenha sido dopada, porque não havia sinais de defesa.

Benedito foi denunciado e condenado por homicídio qualificado por motivo torpe (vingança) mediante asfixia e recurso que dificultou a defesa da vítima. O processo já transitou em julgado.

"A Promotoria de Justiça destaca a relevância da atuação integrada entre instituições para assegurar que condenações sejam cumpridas, como no caso do Benedito, localizado após quase 20 anos foragido. Que a família da vítima agora possa ter um pouco de paz", disse o promotor Horival Marques.