GCM faz primeira prisão utilizando câmeras inteligentes em Rio Preto
A Smart Rio Preto utiliza recursos avançados como reconhecimento facial, leitura automática de placas e integração de dados em tempo real

A Guarda Civil Municipal de Rio Preto realizou, na tarde desta quinta-feira, 18, a primeira prisão com auxílio do sistema Smart Rio Preto. Um homem de 48 anos, procurado pela Justiça pelo crime de furto cometido em Taquaritinga, interior de São Paulo, foi identificado por meio de câmeras com reconhecimento facial ao passar por um prédio público da cidade.
Imediatamente após o alerta emitido pelo sistema, os guardas civis municipais foram acionados e realizaram a abordagem, conduzindo o criminoso para a Central de Flagrantes.
Tecnologia
A Smart Rio Preto entrou em teste em Rio Preto no último dia 10. Nesta fase inicial, o sistema utiliza a ferramenta Muralha Paulista, com cerca de 300 câmeras já instaladas no município, conectadas à Central de Videomonitoramento da GCM. A rede será ampliada com a previsão de instalação de aproximadamente 3 mil novas câmeras, aumentando ainda mais a cobertura e a eficiência do monitoramento.
A Smart Rio Preto utiliza recursos avançados como reconhecimento facial, leitura automática de placas e integração de dados em tempo real. As imagens captadas são cruzadas com os bancos de dados de diferentes órgãos de segurança, permitindo a identificação imediata de pessoas foragidas da Justiça e veículos com restrições, como casos de roubo ou furto.
O sistema amplia a capacidade de prevenção, agiliza investigações e fortalece a integração entre forças de segurança.
“Com essa tecnologia, conseguimos agir de forma mais rápida e precisa, aumentando a proteção da nossa cidade e trazendo mais tranquilidade para a população”, destacou o secretário de Segurança Pública do município, Márcio Cortez Maya Garcia.