Diário da Região
RESGATE

Filhote de onça-parda resgatado em Cardoso é levado para o Zoobotânico de Rio Preto

O animal foi encontrado debilitado e vai ser mantido em isolamento até resultado de exames de sangue

por Maria Fernanda Rufino
Publicado há 5 horasAtualizado há 1 hora
Filhote de onça-parda está em observação no Zoobotânico de Rio Preto (Divulgação)
Galeria
Filhote de onça-parda está em observação no Zoobotânico de Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

O Zoobotânico de Rio Preto recebeu um filhote de onça-parda (Puma concolor) que foi encontrado na cidade de Cardoso por trabalhadores rurais durante a colheita de cana-de-açúcar no domingo, 30.

Apesar de manchas pelo corpo, o filhote é de onça-parda e não de onça-pintada. Com o crescimento, as pintas devem desaparecer.

De acordo com a equipe do Zoobotânico, o filhote órfão estava debilitado, com desidratação moderada e sinais neurológicos, o que levantou a suspeita de possível doença infectocontagiosa.

O filhote recebeu os primeiros cuidados e entrou em isolamento para ser observado, conforme protocolos de biossegurança. Exames de sangue foram realizados para diagnóstico e tratamento adequados do filhote.

Casos de animais selvagens, principalmente filhotes, encontrados em plantações têm sido cada vez mais comum. Este é o terceiro filhote de onça-parda resgatado na região em menos de dois meses. Em outubro, dois filhotes de onça foram resgatados por funcionários de uma usina, durante um processo de colheita na zona rural de Monte Aprazível.

*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro