Fiéis se reúnem em caminhada do Padre Mariano neste domingo na região de Rio Preto
Cerca de 500 pessoas participaram da romaria, que começou em Engenheiro Schmitt e terminou em Cedral

Aproximadamente 500 fiéis participaram, neste domingo, 10, da 17ª Caminhada do Beato Padre Mariano, religioso da região de Rio Preto que está em processo de canonização no Vaticano. Os devotos saíram às 7h do distrito de Engenheiro Schmitt e caminharam por 7 km pela estrada de terra até a Igreja São Luiz Gonzaga, em Cedral.
A primeira peregrinação pelo “Caminho do Padre Mariano” foi em 2007, para comemorar sua beatificação, concedida pela cura do menino João Paulo Polotto, vítima de um grave atropelamento no ano de 1996.
Feita em homenagem ao religioso, a caminhada repete o trajeto que o padre fazia para celebrar missas e ritos religiosos entre Engenheiro Schmitt e Cedral, entre os anos de 1934 e 1970. Durante o percurso foi distribuída água aos participantes, acompanhados por uma ambulância e pela Polícia Militar.
Neste ano, os fiéis se concentraram na capela do Asilo de Schmitt e, após missa campal, iniciaram o trajeto.
A chuva deu uma trégua neste final de semana, mas o público caminhou sob intenso calor.
História do Santo
Nascido no dia 31 de dezembro de 1905, em Palência, Espanha, Mariano de La Mata Aparício começou sua vida religiosa aos 16 anos e foi ordenado padre em 1930.
No Brasil, o padre começou sua missão pastoral em Taquaritinga, como vigário paroquial e capelão do colégio da Congregação das Agostinianas Missionárias. Logo após, foi transferido para Rio Preto.
O religioso morreu aos 77 anos de câncer no abdômen, em 1983, em São Paulo. Seus restos mortais estão sepultados na Paróquia Santo Agostinho em São Paulo. Em novembro de 2006, ele foi beatificado pelo papa João Paulo 2º. O processo de canonização segue em andamento.