Famerp sedia oficina regional para alterações no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
Profissionais de toda a região participaram do evento nesta terça-feira, 22, para discutir atualização do código de ética da categoria

Profissionais de enfermagem da região estiveram na Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), nesta terça-feira, 22, para participar da Oficina para Discussão da Proposta de Atualização do Código de Ética, realizada pela comissão estadual do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
De acordo com a Profª Drª Beatriz Barco Tavares Jontaz Irigoyen, diretora de extensão da Famerp, a atualização do Código de Ética está sendo coordenada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e de forma progressiva. “Em São Paulo, o Coren está realizando oficinas nas 13 sessões do Estado, para a Assembleia Estadual, que deve acontecer em setembro. Após as definições estaduais, os trabalhos passam para as macrorregiões geográficas. A última etapa será nacional, com um grande congresso previsto para março de 2026”, explica.
A última atualização do código em vigor aconteceu em 2017. Segundo a diretora de extensão da Famerp, os avanços tecnológicos nos últimos oito anos são os principais motivos pela urgência da revisão. “As redes sociais, os prontuários eletrônicos e a telessaúde, entre outros, fizeram com que o código precisasse ser revisto”, explica. “E a Famerp, como uma instituição de ensino, precisa manter os docentes atualizados”, observa.
“A sociedade muda de forma intensa, por isso há a necessidade da reformulação do código de ética”, afirma a coordenadora da Comissão Estadual para a Reformulação do Código de Ética, Profª Drª Maria Cristina Massarollo, membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP e professora aposentada da USP.
Além de docentes da Famerp e de profissionais da rede pública e privada de Rio Preto, a oficina contou com a presença de enfermeiros de Jales, Votuporanga, Olímpia e Barretos, entre outras cidades.
Durante as oficinas, os participantes são divididos em grupos, encabeçados por moderadores membros da Comissão Estadual para a Reformulação do Código de Ética, para discutir parte dos artigos propostos para o novo Código de Ética. “Após cada grupo realizar suas sugestões de modificação, exclusão e/ou alteração de artigos, todos os participantes voltaram a reunir-se para criar um documento consolidado com todas as sugestões, que foram debatidas uma a uma entre todos”, explica Maria Cristina Massarollo. As próximas oficinas serão realizadas nas cidades de Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Guarulhos.