Famerp consolida pós-graduação em saúde
A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) obteve desempenho positivo na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao ciclo 2021–2024. Nos três programas, a Famerp obteve notas 4 ou 5 (nota máxima).
De acordo com os resultados divulgados, o programa de Ciências da Saúde manteve a nota 5. Já o programa de Enfermagem manteve a nota 4.
O principal destaque da avaliação ficou com o programa de Psicologia e Saúde, que avançou da nota 3 para a nota 4. Segundo a instituição, a elevação reflete o fortalecimento do corpo docente, o aumento da produção científica qualificada, a ampliação de parcerias institucionais e a consolidação das linhas de pesquisa nos últimos anos. Além de representar um avanço qualitativo, a nota 4 tem relevância estratégica no Sistema Nacional de Pós-Graduação, por se tratar do patamar mínimo exigido pela Capes para a solicitação de cursos de doutorado.
O Sistema de Avaliação da Capes é estruturado em ciclos de quatro anos e acompanha o desempenho dos cursos de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais, desde a entrada até a permanência dos programas no sistema. A análise considera critérios previamente estabelecidos e abrange cerca de 50 áreas do conhecimento.
As instituições de ensino superior encaminham informações anuais por meio do sistema de Coleta de Dados, que subsidiam os relatórios elaborados por comissões de especialistas. Ao final do processo, os programas recebem notas de 1 a 7, que servem de base para a recomendação, renovação do reconhecimento e definição de políticas de fomento.