Diário da Região
4ª EDIÇÃO

Faculdade de Medicina Faceres realiza Congresso Caipira de Educação Médica em Rio Preto

Evento será realizado nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, na faculdade; confira a programação

por Núcleo Digital
Publicado em 13/06/2025 às 10:03Atualizado em 13/06/2025 às 10:14
Segundo o doutor Toufic Anbar Neto, organizador do evento e diretor da Faceres, este é um Congresso feito por quem vive o dia a dia da escola médica (Divulgação)
Galeria
Segundo o doutor Toufic Anbar Neto, organizador do evento e diretor da Faceres, este é um Congresso feito por quem vive o dia a dia da escola médica (Divulgação)
Ouvir matéria

Com o objetivo de debater os desafios da educação médica, será realizada nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, a 4ª edição do Congresso Caipira de Educação Médica em Rio Preto. O evento, promovido pela Faculdade de Medicina Faceres, tem como tema "Da sala de aula ao cenário de prática".

Segundo o doutor Toufic Anbar Neto, organizador do evento e diretor da Faceres, este é um Congresso feito por quem vive o dia a dia da escola médica.

"A proposta é sair do discurso genérico e discutir a prática com quem realmente entende os desafios do ensino médico. Os eixos temáticos estão em sintonia com o que há de mais avançado em educação médica", afirma. A programação é exclusiva para docentes e gestores.

Programação

Eixo Aluno:

  • A percepção dos professores sobre os alunos de medicina: apresentação dos dados do Fórum Forsa, com análise do perfil, maturidade e aptidões dos estudantes;
  • Pesquisa como elemento de aprendizagem: Palestra sobre como integrar a pesquisa à formação médica;
  • Mesa-redonda sobre o papel da universidade perante a comunidade e a extensão na formação técnica, humana e ética dos alunos.

Eixo Ambiente

  • Sala de aula e Inteligência Artificial: Debate sobre o uso prático da IA e novas tecnologias no ensino médico e os desafios éticos envolvidos.

Eixo Avaliação

  • Avaliação ininterrupta: isso é viável? Discussão sobre modelos de avaliação contínuos, alinhados à aprendizagem ao longo da vida;
  • Modelos de avaliação na escola médica: mesa-redonda sobre diferentes metodologias avaliativas e sua relação com os objetivos formativos.

Eixo Professor

  • Gestão de sala de aula em tempos de conectividade: mesa-redonda sobre estratégias para engajar estudantes hiperconectados e atualizar práticas docentes.