SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
QUALIFICAÇÃO ACESSÍVEL

Senac de Rio Preto está com inscrições abertas para diversos cursos técnicos gratuitos

Até dezembro, o Senac de Rio Preto oferece cerca de mil bolsas 100% gratuitas para cursos técnicos em diversas áreas; startup tem cursos de idiomas com preços acessíveis

Luciana Vinha
Publicado em 02/08/2022 às 21:36Atualizado em 03/08/2022 às 08:51
Bolsas de estudos são oferecidas para alunos com renda mensal por pessoa de até dois salários mínimos (Arquivo/Diário)

Bolsas de estudos são oferecidas para alunos com renda mensal por pessoa de até dois salários mínimos (Arquivo/Diário)

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e em constante mudança, por isso, além da competência, quem busca ter uma carreira de sucesso precisa constantemente reinventar sua profissão todos os dias, além de buscar novas estratégias para ser valorizado e notado positivamente em sua área de atuação. A capacitação profissional é sem dúvida um grande passo para quem deseja não apenas impulsionar sua carreira, mas também conquistar seu espaço, aprimorando seu talento e refinando as habilidades necessárias e fundamentais. Como opção para aqueles que não podem ou não querem colocar a mão no bolso, o Senac de Rio Preto está com inscrições abertas para diversos cursos técnicos 100% gratuitos, pelo sistema de bolsas oferecido pela instituição.

São cerca de 1 mil vagas que serão preenchidas até dezembro, ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade, que já concedeu mais de 1 milhão de bolsas de estudo no Estado de São Paulo desde 2009. Os cursos disponíveis são nas mais variadas áreas, como beleza e estética, bem-estar, comunicação e marketing, design, artes e arquitetura, gastronomia e alimentação, gestão e negócios, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, saúde, tecnologia da informação, educação, desenvolvimento social, moda, entre outros. Entre as opções estão os cursos Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Finanças, Qualificação Técnica em Criação e Produção de Animações, Teatro para Executivos e Fotógrafo.

As inscrições começam 20 dias antes do início das aulas do curso escolhido, a partir do meio-dia, e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, por isso é importante ficar atento aos prazos. Para conhecer as opções oferecidas, obter mais informações e se inscrever, os interessados devem acessar o site www.sp.senac.br/bolsas-de-estudo ou diretamente o portal do Senac de Rio Preto (https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto). Para concluir a inscrição, o candidato deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais e não ter abandonado curso no Senac São Paulo como bolsista nos últimos 6 meses.

Murillo Michel, gerente do Senac Rio Preto, explica que a democratização do ensino sempre foi um dos pilares do Senac e, atualmente, diante da atual realidade, o papel de levar qualificação e, consequentemente, mais oportunidades para as pessoas se tornou ainda mais necessário. “O Senac São Paulo acredita que proporcionar o acesso facilitado à educação de qualidade é capaz de transformar trajetórias de vida, comunidades e impactar positivamente a sociedade como um todo. Os cursos oferecidos apostam no desenvolvimento de competências a partir de projetos reais e simulações de situações de aprendizagem contextualizadas com a realidade profissional, ampliando a experiência dos alunos, o que pode ser considerado como diferencial para a contratação”, diz.

Um passo à frente

Nivaldo Aloi, 37, é aluno bolsista do curso Técnico em Massoterapia, com duração de 1 ano e meio. Ele fez a inscrição pelo site da instituição e ganhou a bolsa ofertada pelo Programa Senac de Gratuidade. “O mercado de trabalho está em constante evolução e por isso temos que acompanhar essas mudanças para termos condições de entender e atender aqueles que necessitam do nosso trabalho. O Senac tem uma didática incrível, e junto com os profissionais que lá trabalham, ensinam as diferentes técnicas de massagem para o aluno sair do curso preparado para o mercado de trabalho”, afirma.

Idiomas a preços acessíveis

E para quem deseja aprender ou aperfeiçoar um novo idioma, sem gastar muito, a startup Autenticus chega a Rio Preto oferecendo cursos remotos, ao vivo, de inglês, francês, espanhol e italiano, em três níveis diferentes, a R$ 99 por mês, com material didático internacional incluso. Ainda em fase de matrícula, que acontece até o dia 14 de agosto, as aulas começam no dia 5 de setembro e serão divididas em duas categorias, sendo a ‘Teen’ para jovens de 11 a 17 anos e ‘Adultos’, a partir de 16 anos.

Segundo Demival Vasques, um dos investidores e mentor da startup, os cursos seguem o padrão estabelecido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), internacionalmente reconhecido, e os materiais oferecidos aos alunos serão fornecidos por grandes editoras, como a inglesa Macmillan, a espanhola Edelsa e a italiana Alma, cujos valores já estão inclusos na mensalidade. Além disso, serão disponibilizadas aos alunos aulas de conversação com professores estrangeiros, falantes nativos da língua a ser ensinada.

Vasques explica que a proposta é levar educação de qualidade a quem deseja estudar e por questões econômicas não tem acesso a bons cursos. “Estamos trabalhando com um público que nem sempre tem oportunidade de acesso ao ensino de idiomas. Devido ao preço e também pelo fato de oferecermos o material didático incluso, temos tido uma boa aceitação no mercado. O projeto tem início com inglês, francês, espanhol e italiano e, a depender dos resultados, a oferta será ampliada já no próximo semestre, incluindo Português como Língua Estrangeira e alemão”, afirma.

Para 2023, a previsão da startup é também colocar no mercado sua plataforma de apoio ao Ensino Médio, em formato de videoaulas, oferecendo uma estrutura de aulas de reforço gravadas, com uma carga horária inicial de 1500 horas, e conteúdo completo de todas as disciplinas. Para mais informações e matrículas, basta acessar o site da Autenticus Idiomas www.autenticusidiomas.com.br. (LV)

Nivaldo Aloi, 37, é aluno bolsista do curso Técnico em Massoterapia (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por