Diário da Região
DOENÇA DOS OLHOS

Dia da Saúde Ocular reforça importância do diagnóstico precoce 

O Hospital de Base realiza cerca de 100 cirurgias oftalmológicas por semana pelo SUS

por Luna Kfouri
Publicado há 12 horasAtualizado há 9 horas
Exames preventivos para a saúde ocular (Divulgação)
Exames preventivos para a saúde ocular (Divulgação)
Ouvir matéria

Nesta quinta-feira, 10, é celebrado o Dia da Saúde Ocular. A data marca a importância da conscientização e prevenção de doenças que afetam os olhos. Na Fundação Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), por semana, são realizadas em média 50 cirurgias de catarata; de 12 a 18 cirurgias de retina (envolve várias doenças); 10 cirurgias de glaucoma; 10 de plástica, três de estrabismo e três transplantes de córnea por semana.

Thaisa Barbosa é especialista em retina do Hospital de Base e explica que as principais doenças dos olhos que mais afetam a população são catarata, glaucoma, alterações relacionadas a retina, como retinoplastia diabética e alteração macular relacionada à idade.

Com a média de 50 cirurgias de catarata realizadas por semana na Funfarme, a especialista destaca que isso mostra como essa alteração é prevalente na população. "Apesar de ser simples, essa cirurgia deve ser planejada de forma cautelosa e o paciente deve seguir as orientações do pós-operatório da forma correta", destaca a especialista.

Os principais fatores de risco para essas doenças dos olhos são: histórico familiar; presença de diabetes; hipertensão, entre outras doenças sistêmicas. A exposição solar também aumenta o risco de algumas doenças, como catarata e degeneração macular relacionada à idade.

"O diagnostico precoce de qualquer doença oftalmológica é fundamental para se evitar perda visual, principalmente nos casos de glaucoma e doenças de retina que podem levar a uma perda visual irreversível", afirma Thaisa.

Muito se fala no uso de telas, por adultos, principalmente no trabalho e crianças menores. A especialista ressalta que em adultos pode causar sintomas de cansaço visual. Já em crianças, o uso de telas pode alterar o crescimento dos olhos, levando a altos graus de miopia.

"Por isso que não é adequado o uso de telas em crianças de 0 a 2 anos. O uso de tela deve ser dos 2 aos 5 com tempo máximo de uma hora por dia e, acima dos cinco anos, duas horas por dia e sempre evitar o uso de celular e tablets devido à proximidade dos olhos".

Sobre as formas de tratamento, a especialista em retina afirma que o glaucoma, pode ser tratado com uso de colírios, laser, e em alguns casos mais graves pode ser necessário a cirurgia para baixar a pressão dos olhos. A retinoplastia diabética pode ser tratada com laser, aplicações dentro dos olhos e cirurgia retiniana. A catarata tem que ser tratada de forma cirúrgica.

"Os exames oftalmológicos preventivos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano. Em caso de sintoma de perda visual, dor nos olhos, olho vermelho, o paciente deve procurar um atendimento oftalmológico rápido", finaliza.