Devotos fazem festa para Santos Reis nesta terça-feira no Eldorado
Festa que mistura fé e cultura popular tem sua manifestação mais tradicional na casa de um devoto, no bairro Eldorado, em Rio Preto

Hoje é terça-feira, Dia de Santos Reis, data em que os chamados Devotos do Divino vão abrir a morada do aposentado Dioraci Rodrigues, 73 anos. Para a tarde, está prevista uma festa, feita com doações, para 300 pessoas, em louvor aos reis magos Gaspar, Belchior e Baltazar, em frente à sua capela particular. Na região, as comemorações foram adiadas para o próximo final de semana.
Fruto da cultura portuguesa católica, as comemorações brasileiras de Santos Reis misturam arte e religiosidade. Sua maior manifestação são as tradicionais companhias de folia de reis, grupos musicais compostos por pessoas que tocam viola, violões, instrumentos de percussão e até flautas, durante apresentações nas residências dos devotos.
À frente sempre vai uma pessoa fantasiada de uma versão folclórica de palhaço e um folião que segura uma bandeira, com a pintura da Sagrada Família, Maria, José e o menino Jesus, adornada com fitas coloridas, com preces e cartas de agradecimento pregadas.
Na casa de Dioraci, a tradição de comemorar o Dia de Santos Reis vem sendo passada de pai para filho. O aposentado assumiu o comando da festa da qual participa há 60 anos. A devoção começou ainda na antiga residência dos pais, onde havia uma capela nos fundos do imóvel. Com o passar dos anos, a tradição foi transferida para a casa atual da família, no Eldorado, onde ele realiza a folia há cerca de 35 anos, sem interrupções.
"Tenho muita fé nos Santos Reis, porque já me ajudaram tanto na vida e curaram muita gente aqui no bairro", afirma o aposentado.
Para esta terça-feira, a programação será aberta com a apresentação da Companhia Estrela da Guia, por volta do horário do almoço. Após a apresentação, será rezado um terço, para depois serem distribuídos bolo, cachorro-quente e refrigerante para as crianças.
A expectativa é de que entre 300 e 400 pessoas passem pelo local ao longo do dia. “Por ser dia de semana, o movimento costuma ser menor. Quando cai no fim de semana, a casa fica cheia”, afirma o anfitrião. A montagem da estrutura foi finalizada ainda na véspera, com o fechamento da tenda e os últimos preparativos para receber os devotos e visitantes.
Devoto de Santo Reis, Endel Marinotti participa todos os anos da tradicional Folia de Reis e contribui com doações para a realização da festa. Segundo ele, as ofertas são feitas sempre que solicitadas, como forma de manter viva a tradição religiosa.
"É devido aos três Reis Magos, que protegeram o menino Jesus. Tem toda essa história do nascimento de Jesus, e a gente acaba sendo devoto de Santo Reis, de Nossa Senhora Aparecida e também dos outros santos”, afirmou.
Outro frequentador é Carlos Roberto Valencio, que também acompanha a celebração, participa das orações e mantém o costume de jogar moedas durante a passagem da folia, gesto tradicional entre os devotos.
MAIS FESTAS
No domingo passado, na Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, o padre Fábio Dungue, também devoto de Santos Reis, celebrou uma missa no período da manhã, animada pela apresentação da companhia de folia de reis Garça Branca, de Votuporanga.
No próximo sábado, tem festa de Santos Reis em Potirendaba, com previsão de recepcionar mais de dez mil devotos, com apresentação da Companhia de Folia Boa Vista, no bairro Guajuvira, em Potirendaba.