Diário da Região

Defesa Civil reforça alerta de chuvas intensas até segunda-feira em Rio Preto

Neste sábado, combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia poderá provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma pontual, há possibilidade de queda de granizo

por Redação
Publicado há 7 horasAtualizado há 7 horas
Chuva deverá ser forte no período da tarde (Divulgação)
Galeria
Chuva deverá ser forte no período da tarde (Divulgação)
Ouvir matéria

A Defesa Civil de Rio Preto, por orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, emitiu novo alerta que reforça que o município e a região estarão sob condições meteorológicas que exigem atenção especial entre sábado, 17, e segunda-feira, 19.

No sábado, 17, o dia será marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens, o que favorece a elevação das temperaturas e a sensação de calor e abafamento. No entanto, a partir do período da tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia poderá provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma pontual, há possibilidade de queda de granizo. Trata-se de um cenário típico do verão, com possibilidade de transtornos localizados, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A partir do domingo, 18, com validade até a segunda-feira, 19, a atuação conjunta de diferentes sistemas meteorológicos — incluindo o avanço de uma frente fria, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica e o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia — criará condições favoráveis à ocorrência de chuvas mais generalizadas em todo o Estado de São Paulo, incluindo São José do Rio Preto e região.

Chuvas e cuidados

De acordo com os modelos meteorológicos, as chuvas poderão ocorrer de forma persistente, com raios, ventos de intensidade moderada e possibilidade isolada de granizo. Para a região de São José do Rio Preto, os acumulados previstos são da ordem de 50 milímetros, porém o risco de transtornos aumenta devido à possibilidade de chuvas contínuas e ao solo já encharcado em algumas áreas, o que pode favorecer ocorrências como alagamentos, enxurradas e outros impactos urbanos.

Acumulados

Os atuais modelos meteorológicos indicam acumulados na ordem de:

Muito alto
Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e região de Itapeva;
Regiões de Campinas e Sorocaba;

Alto
Regiões de Bauru e Araraquara;
Regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e Franca.

A Defesa Civil orienta que a população:

  • Acompanhe os alertas oficiais emitidos pelos canais da Defesa Civil;

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas;

  • Não se abrigue sob árvores durante tempestades;

  • Redobre a atenção em encostas, margens de córregos e áreas historicamente vulneráveis.

Em caso de ocorrências, a orientação chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193.