Diário da Região
CLIMA

Defesa Civil emite alerta para o risco de temporais na região de Rio Preto

Segundo o órgão, haverá, entre domingo, 23, e terça-feira, 25, a lenta passagem de um sistema meteorológico pela costa da região Sudeste favorecerá a formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias áreas do Estado

por Lucas Israel
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Defesa Civil emitiu alerta de mau tempo para a região de Rio Preto (Colaboração/Toninho Cury)
Galeria
Defesa Civil emitiu alerta de mau tempo para a região de Rio Preto (Colaboração/Toninho Cury)
Ouvir matéria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para o risco de temporais, raios e granizo na região de Rio Preto. Segundo o órgão, haverá, entre domingo, 23, e terça-feira, 25, a lenta passagem de um sistema meteorológico pela costa da região Sudeste favorecerá a formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias áreas do Estado.

As áreas sob maior risco de tempestades são Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana da Capital e Baixada Santista.

As áreas com risco classificado como alto são as regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sorocaba, enquanto as regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e Rio Preto estão classificadas como risco médio.

“Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada, uma vez que há risco de alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos e ocorrências relacionadas a ventos fortes e descargas elétricas”, escreveu a Defesa Civil.

A Defesa Civil ainda pede para que, durante as ocorrências climáticas, a população evite áreas com árvores de grande porte, placas, andaimes e estruturas suscetíveis a queda; terrenos descampados, praias, campos de futebol e áreas abertas; atravessar áreas alagadas, a pé ou de carro; e não utilizar aparelhos conectados à tomada durante tempestades.

Também é importante ficar atento a sinais de deslizamento, como rachaduras, inclinação de postes e portas ou janelas que deixam de fechar adequadamente.

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.