Diário da Região
CLIMA

Defesa Civil emite alerta de tempo seco nos celulares de moradores da região de Rio Preto

Habitantes de 38 municípios receberam o alerta pelo sistema cell broadcast; umidade relativa do ar ficou abaixo de 12% em cidades da região nesta quinta-feira, 14

por Redação
Publicado há 11 horasAtualizado há 8 horas
Alerta enviado pela Defesa Civil traz orientações aos moradores (Divulgação/Governo de SP)
Alerta enviado pela Defesa Civil traz orientações aos moradores (Divulgação/Governo de SP)
Ouvir matéria

Trinta e oito cidades das regiões de Rio Preto registraram índices de umidade relativa do ar abaixo dos 12%, o que é considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição foi determinante para que a Defesa Civil estadual acionasse nesta quinta-feira, 14, o sistema cell broadcast, que emite alertas à população relacionados aos riscos à saúde e ocorrência de incêndios em vegetação. A orientação do órgão é de beber água e evitar a realização de queimadas.

A tecnologia cell broadcast não requer que os moradores instalem algum aplicativo e opera via localização dos aparelhos por torres de transmissão.

Prevenção

Neste ano, a ferramenta foi incorporada à Operação São Paulo Sem Fogo, um conjunto de medidas preventivas às queimadas. O sistema pode ser usado para alertas severos ou extremos, com orientações voltadas à prevenção e saúde das pessoas.

A tecnologia vai alertar a população quando a umidade relativa do ar ficar abaixo de 12% e quando houver focos de incêndios perto de áreas urbanas.

Tecnologia

Desde dezembro de 2024, a Defesa Civil utiliza o cell broadcast para efetuar o disparo de alertas de risco – em Rio Preto, ele já foi usado para avisar sobre tempestade. Com ele, todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta. Além do aviso sobre os riscos, a ferramenta deve informar sobre locais para evacuação e pontos seguros.

Confira a lista de municípios que receberam o alerta nesta quinta-feira (14), segundo o governo do Estado:

Álvares Florence

Aparecida d’Oeste

Aspásia

Cardoso

Dirce Reis

Dolcinópolis

Estrela d’Oeste

Floreal

Guarani d’Oeste

Indiaporã

Jales

Magda

Meridiano

Mesópolis

Mira Estrela

Nova Canaã Paulista

Ouroeste

Palmeira d’Oeste

Paranapuã

Parisi

Pedranópolis

Pontalinda

Populina

Rubineia

Santa Albertina

Santa Clara d’Oeste

Santa Fé do Sul

Santa Rita d’Oeste

Santa Salete

Santana da Ponte Pensa

São Francisco

São João das Duas Pontes

Três Fronteiras

Turmalina

Urânia

Valentim Gentil

Vitória Brasil

Votuporanga