Defesa Civil alerta para risco de temporais em Rio Preto e região
Noroeste paulista poderá registrar até 60 milímetros de precipitação, com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo isolado entre quarta e sexta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta meteorológico para o período entre quarta-feira, 14, e sexta-feira, 16, que irá influenciar diretamente o regime de chuvas em todo o território paulista, incluindo Rio Preto e região. O Noroeste paulista poderá registrar até 60 milímetros de precipitação.
De acordo com o alerta, em razão da atuação de um sistema meteorológico próximo à Região Sudeste do Brasil, estão previstas chuvas de moderada a forte intensidade, com momentos de tempestade, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo isolado, especialmente no período da tarde e noite.
Para a região de Rio Preto, os acumulados de chuva podem chegar a até 60 milímetros, volume que, somado às características típicas do verão, como calor intenso e abafamento, aumenta o potencial para transtornos urbanos, impactos hidrológicos e ocorrências pontuais de alagamentos.
Atenção estendida
A Defesa Civil destaca que, após o dia 16, a atenção deve permanecer elevada até pelo menos terça-feira, 20, diante da aproximação e passagem de uma frente fria, que poderá estabelecer um cenário de chuvas persistentes e volumes acumulados significativos, aumentando o risco de transtornos, especialmente em áreas de risco
“Os modelos meteorológicos indicam um período com potencial para chuvas intensas e tempestades, com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. É fundamental que a população acompanhe os alertas oficiais e evite situações de risco, especialmente em áreas mais vulneráveis”, disse o coordenador do Setor de Meteorologia da Defesa Civil do Estado de São Paulo, William Minhoto.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, reforça a importância da prevenção: “Estamos em estado de atenção e monitoramento constante. Pedimos que a população colabore, evite áreas alagadas, fique atenta às orientações da Defesa Civil e acione imediatamente os Bombeiros em caso de ocorrência pelo 193”, alerta.