Defesa Civil alerta para chuvas fortes e tempestades nesta segunda-feira, 29 e terça, 30
Mesmo sem previsão de acumulados elevados, as condições favorecem ocorrências como rajadas de vento, descargas elétricas e granizo de forma isolada, com potencial para transtornos; em Rio Preto, foram registradas 23 ocorrências de queda de árvores e quatro rompimentos de cabos de energia

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que em função da a atuação de um sistema meteorológico sobre o estado entre esta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, pode provocar chuvas fortes e tempestades.
Mesmo sem previsão de acumulados elevados, as condições favorecem ocorrências como rajadas de vento, descargas elétricas e granizo de forma isolada, com potencial para transtornos.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), “o cenário de 27 a 31 de dezembro será sempre o mesmo alta temperatura, abafamento, muitas nuvens no período da manhã até às 14 horas depois poderá ter pancadas de chuvas fortes, com raios e até granizo, vento aproximadamente 50 a 60 km/h.”
Ainda conforme o CGE, as regiões de Presidente Prudente, Marília, Litoral e Região Metropolitana e São Paulo e Ribeirão Preto estão mais vulneráveis aos eventos climáticos.
RIO PRETO
Em Rio Preto, a chuva do último sábado, 27, deixou diversas marcas na cidade, com diversas quedas de árvores e fiação elétrica rompida.
Segundo a Prefeitura de Rio Preto, foram registradas 23 ocorrências de queda de árvores em via pública, quatro ocorrências de queda de árvores sobre veículos e três ocorrências envolvendo queda de fios energizados.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da CPFL e da Secretaria de Serviços Gerais foram deslocadas para atender as ocorrências e, até o início da tarde deste domingo, 28, todas haviam sido atendidas.
Conforme os dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rio Preto registrou ventos de 54 km/h. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) o volume de chuvas registrado na cidade foi de 27 milímetros.