Da fila de adoção à fila de presentes: casal de Rio Preto transforma chegada do filho em ação social
Após conseguir adoção, casal de Rio Preto cria grupo social com amigos para praticar caridade; neste domingo, eles doaram mais de mil sacolinhas e brinquedos na região norte da cidade

Praticar a caridade se tornou um propósito de vida após a chegada de um filho. Assim aconteceu com o casal de Rio Preto Rafael Penha dos Reis, empresário de 43 anos, e Francisnete Ferreira da Silva de autônoma de 58, que há 11 anos faz ações em bairros carentes de Rio Preto no período natalino. Com o passar dos anos, a ação se multiplicou e gerou o grupo FACE (Felicidade, Alegria, Caridade e Esperança). Neste domingo, 21, eles fizeram festa na Zona Norte, com entrega de mais de mil sacolinhas de presentes.
Segundo ele, foram três anos aguardando na fila de adoção, até a chegada de Arthur Henrique Ferreira dos Reis, atualmente com 12 anos. “Tivemos que lidar com a desistência por duas vezes. Então fiz um voto, até então em silêncio, que quando nosso filho chegasse eu faria algo por outras crianças”, contou o empresário.
De acordo com Rafael, tudo começou em 2014, com doação de bolas, após ele conhecer um projeto social educacional no bairro Anchieta, que dependia constantemente de doações. Desse modo, o casal passou a se engajar com a causa social e a se organizar com alguns amigos, para angariar e distribuir bolas; sendo algumas entregues em projetos na Região Norte de Rio Preto, e outras entregues na rua pelo bairro onde mora.
Hoje, com o apoio de aproximadamente 30 amigos, o grupo realiza, em todo Natal, a entrega de sacolinhas de brinquedos, doces, cachorro-quente e refrigerante, na zona norte da cidade. Além disso, após o crescimento do grupo, houve a organização de rifas, eventos e a busca por patrocinadores, para levar esperança aos projetos das regiões carentes.
Neste último domingo, 21, o grupo de amigos realizou a entrega de 1.100 sacolinhas de presentes, 1.700 cachorros-quentes e 1.500 refrigerantes na avenida São José do Rio Preto e na Avenida Mirassolândia.
Com direito a personagens animados, carreta Furacão e Papai Noel, as famílias que por ali passaram, receberam sacolinhas de Natal, divididas entre especiais – destinadas aos portadores de necessidades especiais e as comuns. “Nas especiais colocamos brinquedos educativos e alguns itens de material escolar, enquanto nas sacolinhas normais, os brinquedos são um carrinho e uma boneca, além de um kit de doces, bolas e mais alguns brinquedos que ganhamos por meio de doações. Neste ano foi um bastão de bolinha de sabão”, explicou o casal.
Conforme Francisnete, a entrega acontece desde que a família esteja com a criança. “É uma sensação de dever cumprido. Apesar do cansaço, é uma sensação muito boa. Ver o olhar de alegria das crianças e das famílias é inexplicável”, disse.
Para o casal, é importante destacar que o FACE está se consolidando graças ao empenho dos organizadores, colaboradores e de todos os que acreditam no trabalho do grupo. “Cada um ajuda como pode. Mas é muito gratificante ver e ouvir a expectativa da criança no Papai Noel” encerrou Rafael e Francisnete.