Diário da Região
REPERCUSSÃO

‘Injustiça com o maior líder político do Brasil,’ diz Coronel Fábio Candido sobre prisão de Bolsonaro

Prefeito diz que "nunca tinha visto prisão após pedido de oração"; nos comentários da postagem, seguidores se dividem entre apoio à manifestação e críticas

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 6 horasAtualizado há 1 hora
Postagem do prefeito de Rio Preto sobre a prisão de Bolsonaro (Reprodução/Instagram)
Galeria
Postagem do prefeito de Rio Preto sobre a prisão de Bolsonaro (Reprodução/Instagram)
Ouvir matéria

O prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Candido (PL), criticou neste sábado, 22, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido pela Polícia Federal às 6h, em Brasília, e levado para a sede da corporação na capital federal.

Em publicações nas redes sociais, o prefeito afirmou que considera a prisão “uma injustiça” e disse nunca ter visto situação semelhante em sua trajetória como policial militar e professor de direito criminal.

“Sendo policial e professor de direito criminal por décadas, nunca havia visto alguém ser preso após um pedido de orações. Não há qualquer fundamento para essa prisão. Resumo em uma palavra: injustiça, feita com o maior líder político do Brasil”, escreveu.

Na sequência, Fábio Candido publicou fotos da visita de Bolsonaro a Rio Preto durante a campanha municipal de 2024, acompanhadas da mensagem: “Essas imagens são de 2024, durante a visita do Presidente Bolsonaro a Rio Preto, cidade que sempre o acolheu e que hoje lamenta e ora por justiça”.

Repercussão

A postagem gerou forte repercussão, com comentários favoráveis e contrários tanto ao ex-presidente quanto ao prefeito.

Entre as críticas, um internauta escreveu: “Chorooo é livre… grande professor hein kkkk”. Outro usuário, o advogado André Vieira apontou fundamentos jurídicos para a medida: “Fundamentos para a prisão: arts. 311 e 312 do CPP. Espero ter ajudado!”. Já Elson Santos Junior comentou: “Sendo policial, o senhor aprendeu que ordem judicial se cumpre, não se discute”.

Houve também manifestações de apoio a Bolsonaro. A seguidora Priscila Souza classificou a prisão como “absurda” e convocou vigília de oração. “Essa prisão absurda após a convocação da vigília deixa claro que a luta é espiritual, do bem contra o mal. Seguiremos firmes em oração!”.

Outro apoiador, Fabricio Mendes, pediu que o prefeito assuma a liderança de manifestações na cidade. “Chegou a hora de juntarmos forças e darmos sequência ao propósito do capitão. O senhor é nosso líder, coronel. Assuma o protagonismo. A hora é agora”, escreveu.