Condenado a 24 anos de prisão por estupro é capturado em Rio Preto
Prisão aconteceu neste sábado, 15, na casa do homem de 44 anos
Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar neste sábado, 15, em Rio Preto, por estupro de vulnerável. Ele é condenado a 24 anos de prisão pelo crime, que ocorreu em 2018. A sentença foi proferida pelo juiz da 5ª Vara Criminal de Rio Preto em 2021 e, desde então, havia um mandado de prisão expedido contra o acusado.
O processo corre em segredo de justiça e não há detalhes disponíveis publicamente sobre o caso. O crime de estupro de vulnerável, segundo o artigo 217 do Código Penal, é qualificado quando o autor mantém relações sexuais com menor de 14 anos. Vale também para casos de abuso contra pessoas que, em razão de alguma deficiência ou doença, não têm discernimento para a prática do ato sexual.
Segundo a sentença, publicada no Diário de Justiça Eletrônico do Estado de São Paulo, o crime foi de "extrema gravidade e gerador de intranquilidade social". Após a condenação, a defesa do réu apelou para que ele pudesse recorrer da sentença em liberdade, o que foi negado pela Justiça.
"O réu continua convivendo com crianças (...). Assim, não se concebe justiça em, condenado a pena superior a 20 anos, por crime tão covarde e grave, permanecer o réu em liberdade, zombando da dor da vítima e da Justiça. A gravidade em concreto dos delitos perpetrados pelo réu, ressaltando a natureza e a quantidade da pena imposta e o regime aplicado, a liberdade provisória e que as medidas cautelares diversas da prisão (...) são absolutamente inadequadas e ineficientes para o caso em apreço", diz trecho da decisão que negou o pedido da defesa.
Depois de ser capturado pela PM, o homem foi levado à Central de Flagrantes e seria encaminhado à carceragem da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic), onde aguardará transferência para uma unidade prisional.