Diário da Região
PROTEÇÃO

Começa em Rio Preto a aplicação da vacina do Butantan contra a dengue

Os primeiros a serem imunizados são os funcionários da rede municipal de saúde

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
A enfermeira  Emiliana Pereira recebe vacina contra dengue feita pelo Butantan (Marco Antonio dos Santos)
Galeria
A enfermeira Emiliana Pereira recebe vacina contra dengue feita pelo Butantan (Marco Antonio dos Santos)
Ouvir matéria

Duas funcionárias da rede municipal de saúde foram as primeiras a receber a vacina contra a dengue em Rio Preto, nesta segunda-feira, 9, durante o início da campanha de imunização no município. A vacinação ocorreu na UBS do Eldorado. As profissionais destacaram o sentimento de privilégio, a confiança na ciência e a importância de incentivar a população a aderir à vacinação. A cidade recebeu 871 doses do Ministério da Saúde.

A pediatra Camila Fochi afirmou que a imunização representa uma conquista coletiva. “Fico muito feliz, enquanto cidadã, de ter esse privilégio de me proteger contra uma doença que pode evoluir de forma fatal e que já causou tantos óbitos na cidade. É uma conquista do Sistema Único de Saúde e da nossa ciência”, disse.

Camila relatou que já teve dengue e chegou a ser classificada como grupo C, forma considerada grave da doença. “Não foi fácil. Estou muito feliz por não correr esse risco novamente”, afirmou. Segundo ela, a decisão de se vacinar também tem caráter pedagógico. “Como pediatra, vejo que muitas mães ainda têm resistência à vacina nova. Quero mostrar que não precisa ter medo, que é algo positivo e um avanço”, completou.

A outra profissional imunizada, Emiliana Gonçalves da Silva Pereira, também relatou emoção ao receber a dose. “Eu me sinto muito privilegiada. Já tive dengue e essa é uma vacina muito esperada. É um dia de muita emoção para todos nós”, afirmou.

Para Emiliana, a vacinação reforça o papel dos profissionais de saúde na orientação da população. “Sinto que essa é a minha missão, orientar e alertar que é uma vacina tranquila e que esse é o caminho para a prevenção”, disse.

Segundo Michela Dias Barcelos, o próximo grupo a ser imunizado será o de pessoas entre 50 e 59 anos, mas ainda não há data prevista para o início dessa fase da vacinação.

A vacina utilizada é a do Butantan, única no mundo em apenas uma dose e que protege contra todos os tipos de dengue.