SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
Atrás dos ‘atrasados’

Com ligações, mensagens e e-mails, Saúde caça 'fujões' da segunda dose

Saúde intensifica busca ativa por quem está com vacina atrasada; em Rio Preto, são 2,4 mil faltosos

Millena GrigoletiPublicado em 22/07/2021 às 20:41Atualizado há 22/07/2021 às 23:11
Coronel da reserva da Polícia Militar, Gilmar Torres Peres não precisou de alerta: foi ao posto de vacinação na data indicada para tomar a segunda dose (Guilherme Baffi 21/7/2021)

Coronel da reserva da Polícia Militar, Gilmar Torres Peres não precisou de alerta: foi ao posto de vacinação na data indicada para tomar a segunda dose (Guilherme Baffi 21/7/2021)

Com ligações, mensagens e e-mails, as secretarias de Saúde estadual e municipal têm feito busca ativa aos “fujões” da segunda dose da vacina contra a Covid. São pacientes que já deveriam ter recebido o reforço e estar com o esquema vacinal completo, mas que por algum motivo ainda não procuraram a unidade de imunização.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde de Rio Preto vai intensificar a “caça” aos faltosos. O próximo grupo a entrar na campanha - pessoas que têm 29 anos - está previsto para ser incluso na campanha em 5 de agosto. Por isso, o movimento nos postos nos próximos dias tende a cair. "A gente aproveita esses momentos para revisar o banco de dados, fazer convocações de faltosos. A unidade tem mais profissionais disponíveis para essa finalidade”, conta Michela Dias Barcelos, gerente do Departamento de Imunizações de Rio Preto.

Isso foi feito no último sábado, quando houve uma intensiva campanha pela segunda dose. O resultado foi bom: de quase 2 mil pessoas com a segunda dose da AstraZeneca em atraso, esse número caiu para 1,4 mil. Outros 990 pacientes precisam tomar a segunda dose de Coronavac.

Neste sábado, dia 24, a caça a quem precisa tomar a segunda dose da vacina continua. A Swift vai funcionar das 9h às 16h para aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Coronavac. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação. Nesta sexta-feira, eles podem tomar a vacina no Recinto de Exposições, em esquema drive-thru das 8h às 17h, e também nas unidades básicas e equipamentos públicos, das 8h às 14h. O mapa completo de todos os locais está disponível em www.riopreto.sp.gov.br.

No total, são 2.390 pessoas que já deveriam ter ido aos postos completar seu esquema vacinal, mas ainda não compareceram e, portanto, continuam expostas ao vírus, pois a resposta robusta, aquela que os pesquisadores detectaram em estudo, só é conferida após a segunda dose – a Janssen é a única cujo esquema é composto de uma aplicação somente.

“A gente tem um problema muito grande de caixa postal, telefone não existe, ou quando a gente se identifica a pessoa desliga o telefone. De tempos em tempos a gente roda a lista de novo, acaba ligando novamente para essa pessoa, às vezes até outro profissional”, afirma.

Michela explica que quem teve alguma reação à primeira dose da vacina pode não ter na segunda. “Isso é imprevisível, mas são efeitos que são esperados e totalmente toleráveis perto do benefício maior da vacinação. Essa indisposição temporária de um ou dois dias é uma resposta do próprio organismo, não pode ser justificativa para se manter vulnerável a uma doença que tem uma letalidade tão alta.”

Quem foi garantir a proteção mais completa nesta semana foi o coronel da reserva da Polícia Militar Gilmar Torres Peres. Nesta quarta-feira, 21, ele tomou a segunda dose de AstraZeneca. “Estava ansioso, a preocupação é grande, é uma doença perigosa, de pouco conhecimento da ciência, está ainda em estudo. Tem que fazer o que os médicos estão indicando”, afirma ele, que teve Covid há cerca de um mês e meio e se recuperou bem, apresentando apenas sintomas gripais. “Acredito que a primeira dose deve ter colaborado para eu ter sintomas mais leves.”

Os únicos impeditivos para tomar a segunda dose da vacina são febre na data, infecção por Covid há menos de 30 dias, ter tomado outra vacina há menos de duas semanas ou estar internado. Nesses casos, deve-se procurar o postinho o quanto antes, sem necessidade de reiniciar o esquema vacinal.

O benefício coletivo da sociedade, de frear a pandemia, ainda está longe de ser alcançado (especialistas apontam que isso vai acontecer com 75% da população com esquema vacinal completo), mas os efeitos já estão sendo sentidos. “Quem não toma vacina está desprotegendo os que são próximos dele. Vacina é um ato coletivo, não individual apenas”, diz o virologista Maurício Lacerda Nogueira.

undefined

Nesta sexta, 23, a vacinação continua em Rio Preto, até que o estoque seja esgotado, para os grupos que já estão incluídos na campanha e ainda não tomaram a primeira dose. Esse público poderá receber as doses nas unidades de saúde, das 8h às 14h.

Rio Preto tem nove mortes

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta quinta-feira, 22, mais cinco mortes pela Covid-19. Desde o início da pandemia, a cidade registra 2.628 óbitos pela doença – uma taxa de letalidade de 2,8%. Também foram confirmados mais 275 casos de Covid, totalizando 91.724.

A média móvel de casos está em 143 por dia, a de internações em 18 e a de óbitos em cinco. Em Rio Preto, elas apresentam queda, conforme a Secretaria de Saúde, mas ainda estão em patamar elevado – quando a epidemia perdeu força, em novembro de 2020, a média móvel de casos leves chegou a 75 e a de óbitos chegou a um. (MG)

Dados em Rio Preto

Total de faltosos

  • 2.390 pessoas deveriam ter recebido a segunda dose, mas ainda não procuraram uma unidade

Por marca

  • Coronavac: 990
  • AstraZeneca: 1.400

Por idade

  • 18 a 29 anos: 294
  • 30 a 39 anos: 278
  • 40 a 49 anos: 142
  • 50 a 59 anos: 125
  • 60 a 69 anos: 1.162
  • 70 a 79 anos: 247
  • 80 ou mais: 142

Por grupo

  • Comorbidade: 79
  • Idoso: 1.527
  • Pessoa com deficiência: 6
  • População em geral: 306
  • População de rua: 86
  • Trabalhador da educação: 23
  • Trabalhador da saúde: 363

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por