Chuva forte com granizo derruba árvores em Rio Preto
Vídeos registraram a chuva com granizo em bairros da cidade; Corpo de Bombeiros foi acionado para remover árvores caídas

Uma forte chuva, inclusive com granizo, atingiu diversos bairros de Rio Preto na tarde desta terça-feira, 27, provocando queda de árvores e instabilidade em semáforos da região central. Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos, segundo levantamento parcial do Corpo de Bombeiros.
A corporação foi acionada para remover árvores que caíram durante a tempestade. As quedas ocorreram na rua João Carlos Gonçalves, no Jardim Yolanda, e na rua Cosmorama, na Vila Ideal. Os locais foram isolados até a conclusão do trabalho das equipes.
Motoristas relataram falhas em semáforos de cruzamentos de avenidas e ruas no Centro, o que deixou o trânsito mais lento nos momentos de maior intensidade da chuva.
Alerta
A Defesa Civil do Estado emitiu às 14h49 um alerta preventivo de nível severo por meio do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta que utiliza tecnologia Cell Broadcast para avisar moradores sobre riscos iminentes. O aviso foi encaminhado às áreas atingidas como medida de proteção e resposta antecipada diante do cenário de chuva forte na região de Rio Preto.
De acordo com o meteorologista William Minhoto, da Defesa Civil Estadual, o temporal foi provocado pela entrada de umidade vinda da Amazônia, que formou condições para pancadas isoladas acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo.
Minhoto afirma que o cenário deve se manter até a tarde de quinta-feira, 29. Na noite do mesmo dia e ao longo de sexta-feira, 30, um sistema meteorológico que passa pela costa paulista deve organizar os ventos e provocar chuva mais generalizada e persistente. Segundo ele, há risco de transtornos tanto por precipitações rápidas quanto por períodos prolongados de chuva nos próximos dias.